RECENTES

terça-feira, 16 de abril de 2013

"Sombras do Passado" de Tana French [Opinião Literária]

Título: Sombras do Passado
Autora: Tana French
Editora: Civilização Editora
Coleção: Brigada de Investigação Criminal de Dublin (nº3)

Sinopse:
Um momento decisivo - aos dezanove anos - definiu o rumo de vida de Frank Mackey: quando a sua namorada, Rosie Daly, não compareceu a um encontro em Faithful Place e, dessa forma, não fugiu com ele para Londres como tinham planeado. Frank não voltou a ter notícias dela.
Vinte anos mais tarde, Frank vive ainda em Dublin e trabalha como polícia infiltrado. Cortou todos os laços com a sua família disfuncional. Até ao dia em que a irmã lhe telefona a dizer que encontraram a mala de Rosie. Frank embarca numa viagem ao passado que o leva a reavaliar tudo aquilo que ele crê ser verdade.

Opinião:
Neste terceiro volume da coleção que caracteriza a Brigada de Investigação Criminal de Dublin, acompanhamos a jornada de Frank Mackey, uma personagem secundária em A Semelhança, que finalmente tem aqui o seu destaque.
O enredo é cativante, na medida em que aborda um crime cometido há duas décadas, envolvendo segredos do passado e mistérios escondidos nas memórias da adolescência do protagonista. Por conseguinte, a narrativa é permeada por analepses, estabelecendo a ponte perfeita entre as trevas que ensombraram o bairro de Faithful Place há cerca de vinte anos e que insistem em permanecer na atualidade. Apesar destes constantes saltos temporais, a narrativa mantém um ritmo intenso, ávido e estimulante.
O protagonista, Frank, é uma personagem forte, bem delineada, cujo carácter pujante e determinado são fulcrais para o desafio que tem pela frente: confrontar o seu passado, colocando em dúvida tudo o que tomara como certo. Foi certamente interessante observar a maneira como a sua infância e a sua família disfuncional o moldaram, tanto no bom como no mau sentido. Estamos, pois, perante uma questão pertinente: será que alguns traços de personalidade são apenas genéticos, ou o meio em que nos desenvolvemos terá a sua influência em potenciar algumas das nossas características e escolhas? Apreciei bastante a abordagem neste contexto de temas como o alcoolismo, a violência doméstica, a negligência parental, fatores que determinaram a vida de Frank e dos seus quatro irmãos, cada um à sua maneira.  
Mais uma vez, a autora emprega a sua escrita muito particular: honesta, algo crua, com algum humor, que promove um maior realismo e naturalidade nos diálogos. A autora mantém o suspense até ao final da obra, pois, mesmo que a chave para a resolução do mistério seja revelada algo precocemente, o leitor está tão agarrado à estória e às personagens que não conseguirá pousar o livro até chegar ao final.
Em suma, penso que Tana French atingiu o seu auge nesta obra, ao construir um policial intenso e estimulante, estabelecendo em paralelo uma reflexão interessante sobre a influência da família no desenvolvimento da personalidade e o facto de nunca podermos verdadeiramente escapar ao nosso passado.

4 comentários:

  1. Nunca li nada desta colecção mas este livro parece muito muito interessante. Gosto bastante de policiais
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha relação com esta coleção é um pouco estranha, gostei do 1º, o 2º foi uma desilusão, e este 3º é o melhor deles todos! Ah e a melhor parte desta coleção é que são estórias completamente independentes umas das outras, ou seja, podes ler o 3º à vontade que não te vai faltar nada por não teres lido os anteriores. A autora apenas utiliza personagens que eram secundárias no livro anterior como protagonistas no seguinte, é a única relação entre as obras desta coleção :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá, deixei-te um selinho em http://ionlyhave.blogspot.pt/search/label/Selos

    ResponderEliminar