RECENTES

segunda-feira, 8 de abril de 2013

"O Segredo da Casa de Riverton" de Kate Morton [Opinião Literária]


Título: O Segredo da Casa de Riverton
Autora: Kate Morton
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Como sobrevivem os que presenciam a tragédia?
Verão de 1924
Na noite de um glamoroso evento social, um jovem poeta perde a vida junto ao lago de uma grande casa de campo inglesa. Depois desse trágico acontecimento, as suas únicas testemunhas, as irmãs Hannah e Emmeline Hartford, jamais se voltariam a falar.
Inverno de 1999
Grace Bradley, de noventa e oito anos de idade, antiga empregada da casa de Riverton, recebe a visita de uma jovem realizadora que pretende fazer um filme sobre a morte trágica do poeta.
Memórias antigas e fantasmas adormecidos, há muito remetidos para o esquecimento, começam a ser reavivados. Um segredo chocante ameaça ser revelado, algo que o tempo parece ter apagado mas que Grace tem bem presente.
Passado numa Inglaterra destroçada pela primeira guerra e rendida aos loucos anos 20, O Segredo da Casa de Riverton é um romance misterioso e uma emocionante história de amor.

Opinião:
Este é um romance fluído e apaixonante, que alterna entre memórias do passado e episódios do presente de uma forma concisa, sem causar confusão. Assim, o leitor vai tendo acesso ao mistério subjacente à narrativa: o que verdadeiramente aconteceu naquela noite de Verão de 1924.
A estória é contada pela perspetiva de Grace, uma antiga criada da casa de Riverton. Esta é uma das melhores personagens do livro, na medida em que assistimos à sua evolução ao longo do tempo, incluindo a sua atitude sonhadora e observadora que potencia a descoberta de muitos dos segredos que envolvem a família Hartford. A sua relação com Hannah Hatford é sublime, evidenciando a importância da amizade verdadeira nas nossas vidas.
Um dos aspetos mais cativantes deste romance é a caracterização da Inglaterra no início do século XX. Kate Morton retrata esta época de uma forma brilhante, incluindo o conflito entre o vitorianismo rígido e tradicional do século anterior e a nova agitação social associada às inovações artísticas, num país destroçado pela 1ª Guerra Mundial. Todos estes acontecimentos históricos afetam a família Hartford, permitindo que o leitor viva este período com grande intensidade. É impossível não ficar encantado com as descrições da vida neste século, quase que nos sentimos parte da narrativa.
Além disso, este livro prima pela aura de mistérios e segredos que rodeia a Casa de Riverton. Todos os momentos ou diálogos nesta narrativa parecem repletos de segundas intenções, de fantasmas do passado que pairam sobre todas as personagens. A narrativa parece constantemente encaminhar-se para uma tragédia que demora a chegar, mas que sabemos que abalará toda esta família. Até que finalmente chegamos àquela noite de Verão de 1924, em que descobrimos a verdade por trás da morte do poeta e as repercussões nas vidas de todas as personagens. Assim se estabelece um desfecho surpreendente e arrebatador, que não deixará ninguém indiferente.
Kate Morton é uma autora que sabe como tocar verdadeiramente nas emoções do leitor. Ao longo deste livro, bebi das suas palavras em longos tragos, sem pressas, com o intuito de saborear todas as intrigas e nuances nos diálogos, todas as pequenas peças do puzzle que se acabam por encaixar perfeitamente. Recomendo a sua leitura sem reservas!

13 comentários:

  1. Eu dei 4* quando o li, mas acho que se o lesse hoje lhe dava as 5* :D Tenho que testar essa teoria :p

    ResponderEliminar
  2. Tenho este livro na estante à espera da sua chance, e depois de ler o teu comentário ainda me aguçaste mais a curiosidade :D Parece fantástico!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei, acho que devias dar-lhe uma oportunidade, já que está na tua estante :P É mesmo fantástico! :)

      Eliminar
  3. A sinopse chamou-me logo a atenção e agora ao ler a a tua opinião fiquei cheia de vontade de ler:) Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro este livro! O Jardim dos Segredos dela também é excelente!!! É daqueles livros que deixam muitas saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii quero tanto ler "O Jardim dos Segredos" ^^ É tão bom quanto este?

      Eliminar
    2. É o meu favorito dela! Foi o meu primeiro dela e fiquei encantada!

      Eliminar
    3. É sim ^.^ e o Horas Distantes também :p

      Eliminar
    4. Já me convenceram, tenho mesmo que ler os outros livros da Kate Morton xD

      Eliminar