RECENTES

quarta-feira, 3 de abril de 2013

"Jogo de Mãos" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Jogo de Mãos
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Max Nouvelle é o patriarca de uma ilustre família de ilusionistas e ladrões de jóias, constituída por Lily, a sua companheira; Roxanne, a sua filha, tão linda quanto casmurra; e Luke, um rapaz que Max recolheu das ruas e que entretanto se transformou num homem muito interessante. No palco fazem números elaborados e, fora dele, assaltos ainda mais refinados. Durante muitos anos Roxanne e Luke deram-se como cão e gato mas agora, já adultos, descobrem que há entre eles algo que não esperavam. Mas é então que Luke, receoso que o seu passado manche a sua família adoptiva, é vítima de alguém que quer vingar-se dos Nouvelle. E vão ser precisos alguns anos em fuga antes que ele volte e, juntamente com Roxanne, dê o golpe mais audacioso das suas vidas.Com Jogo de Mãos, Nora Roberts revela-nos um mundo glamoroso onde a paixão e o mistério se entrelaçam e nada parece o que é.

Opinião:
Este é um livro mágico que engloba um drama familiar no mundo do ilusionismo. A família Nouvelle é o foco desta estória. O patriarca, Max, é um homem astuto e determinado, cujo carácter impulsiona o resto da família. A seu lado encontra-se Lily, a sua companheira elegante e inteligente; a sua filha Roxanne e Luke, um rapaz acolhido pela família. Os valores familiares são a base desta estória e é notório o amor e o carinho emanados entre todas estas personagens.
A estrutura deste livro é um pouco fora do comum para a autora: desta vez acompanhamos a infância do casal principal e a evolução da sua relação é muito mais fascinante. As interações entre ambos são tempestuosas, engraçadas e deliciosas.  
Contudo, não apreciei o vilão nesta estória. Pareceu-me meramente acessório, sem qualquer justificação especial. A componente do mistério desta vez desiludiu-me… No entanto, a temática da magia acabou por compensar pois é inegavelmente uma fonte de fascínio intemporal.
Com personagens fascinantes e um enredo bem desenvolvido, esta é mais uma excelente aposta no universo literário de Nora Roberts.

2 comentários:

  1. Olá! Fico contente por teres gostado do livro. Normalmente a Nora Roberts faz mistério em volta do vilão, mas aqui foi diferente. Mas não acho que tenha sido acessório, era simplesmente um homem perverso até dizer mais não.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, achei que lhe faltava mistério, daí considerá-lo como "acessório" à estória, não propriamente relevante. Mas sim, era um homem muito, muito perverso.

      Beijinhos*

      Eliminar