RECENTES

sexta-feira, 8 de março de 2013

"Sombras e Fortalezas" de Elizabeth Chadwick [Opinião Literária]

Título: Sombras e Fortalezas
Autora: Elizabeth Chadwick
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Coleção: Série Fitzwaren

Sinopse:
Inglaterra, 1148. Brunin é um rapaz de dez anos marginalizado pela própria família. Uma criança reservada, é atormentado pelos irmãos e desprezado pela avó autoritária. Numa tentativa de torná-lo um herdeiro de quem se orgulhe, o pai envia-o para a casa de Joscelin, Senhor de Ludlow, onde Brunin irá aprender as artes da cavalaria. Mas, antes que o consiga, terá que ultrapassar a insegurança e as dúvidas que sente sobre si próprio. Hawise, a filha mais nova de Joscelin, cedo forma uma forte amizade com Brunin. As alianças de família forçam o seu pai, com o jovem como seu pajem, a auxiliar o Príncipe Henrique na sua batalha pela coroa inglesa. Entretanto, o próprio Senhor de Ludlow é ameaçado pelo seu rival, Gilbert de Lacy. Enquanto prossegue a luta pela coroa e o rival se prepara para atacar, Brunin e Hawise cedem à paixão. É então que as propriedades da sua família são atacadas e Brunin tem de mostrar o que aprendeu. Mas estará a jovem Hawise do seu lado, num mundo onde os poderosos raramente respeitam os ideais de cavalaria? Brunin terá que enfrentar o futuro com coragem... ou perder tudo.

Opinião:
Elizabeth Chadwick desenvolve nesta obra um romance histórico verdadeiramente notável. O seu ponto forte é realmente a sua capacidade em recriar a História: o período histórico em questão é apresentado de uma forma realista e é bem explorado, sem que a narrativa se torne demasiado densa ou descritiva.
Disputas por propriedades, por poder, por honra e por amor preenchem este romance. Porém, são as personagens que lhe dão vida. A autora é capaz de criar personalidades distintas mas carismáticas, com relações complexas mas envolventes. Não apenas o protagonista, mas principalmente as mulheres marcam esta estória: Hawise, Sybilla e Joscelin possuem temperamentos bem demarcados e uma solidez de valores que constituem os catalisadores para o desenrolar da ação. Como mulher, é fácil criar empatia com estas personagens que, apesar de viverem num mundo e época onde prevalecia o poder masculino, lutam pelas suas crenças e convicções.
Esta é uma obra que prima pelo equilíbrio entre a caracterização histórica, a ação envolvente e as personagens fortes. Um romance histórico que recomendo sem reservas.

8 comentários:

  1. Gosto muito de Elizabeth Chadwick mas ainda não li este. Dos publicados em Portugal é o que me falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, este é o único que li da Elizabeth Chadwick :) Mas gostei bastante, não tarda leio os outros :P

      Eliminar
  2. Olá Mónica,

    Gostei imenso do teu comentário!
    Eu já li quase todos os livros desta autora (só me falta mesmo "O nó do amor"), e, sem dúvida, Elizabeth Chadwick é uma das minhas escritoras favoritas. É tal e como disseste: recria a História brilhantemente, de uma forma vivida e interessante, onde constrói personagens envolventes e adiciona pitadas de intriga e romance :)
    Só lamento que a editora nunca mais tenha apostado nesta autora, porque pelo que sei este livro em particular é a prequela de "Senhores do Castelo Branco" (editado por Edições Lyon) que é muito raro encontrar :(

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta autora ainda só li este livro mas fiquei com uma boa impressão, de certeza que lerei os restantes mal tiver a oportunidade :)
      Curioso, não sabia que este livro é uma prequela :S Realmente a editora podia apostar mais nos livros dela, gostava imenso de ler a sequela deste!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Nunca li nada da autora, mas também já tinha lido noutro blog outras opiniões que diziam muito bem dela :)
    Acho que me convenceste a arranjar um livro dela :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh que bom *.* Eu também quero apostar mais nesta autora, tenho que ler os restantes livros dela, parecem muito bons :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  4. Há muito tempo que não leio um romance histórico e começo a sentir falta. Este parece mesmo muito bom e agora fiquei mesmo interessado. Tenho de começar a ler para além da fantasia mas é um género tão atractivo... :s

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, a fantasia suga-nos para mundos tão fantásticos que é difícil querer ler outras coisa *.*
      Mas acho que fazes bem em ler outro género e se queres bons romances históricos então lê Elizabeth Chadwick (este livro) ou Philippa Gregory (a série A Corte do Tudor é muito boa) :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar