RECENTES

segunda-feira, 25 de março de 2013

"O Circo dos Sonhos" de Erin Morgenstern [Opinião Literária]

Título: O Circo dos Sonhos
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Opinião:
Esta leitura foi um autêntico assalto aos sentidos, uma estória onde a magia ganha uma nova dimensão e onde os sonhos não são mais do que uma mera extensão da vida. É uma obra com todos os ingredientes para uma experiência extraordinária, cujo desprendimento da realidade enfeitiça e provoca a nossa imaginação.
As descrições do Circo dos Sonhos são estonteantes. Não há nada melhor para um leitor do que um ambiente tão profundamente mágico, tão rico em detalhes preciosos, capaz de embrenhar qualquer um na essência deste circo. Apesar do seu glamour a preto e branco, não tem nada de enfadonho ou aborrecido. Cada tenda descrita e cada encantamento demonstrado é uma fonte de fascínio e deslumbramento. O mais interessante é que a magia neste livro não é retratada como a típica ilusão criada por efeitos óticos que se quer fazer passar por magia, é na verdade uma magia pura e verdadeira, tão perfeita que aos olhos dos comuns mortais só poderá ser uma ilusão. Por conseguinte, estamos perante um espetáculo muito diferente, inesperado, vertiginoso.
A própria capa e o grafismo do livro remetem para uma elegância sóbria, uma beleza subtil e enigmática. Nunca tive o prazer de ver uma edição que captasse tão fielmente o espírito da estória, principalmente um ambiente tão etéreo e formidável como a autora criou.
No centro deste mundo circense jaz uma estória de um amor impossível, um romance muito especial entre duas personagens com um poder em comum mas métodos diferentes. Celia e Marco são duas versões do mesmo dom, da mesma maldição que os compele um para o outro. Este é um romance tragicamente belo, talvez um pouco irreal, mas em sintonia com o mundo extraordinário que os rodeia.  
A competição que domina o enredo principal não é um duelo assente em confrontos físicos ou batalhas explosivas, mas sim um jogo de perícia, indireto e imaterial, com consequências belíssimas para o Circo dos Sonhos. Esta competição abstrata e subtil travada entre Marco e Celia enquadra-se perfeitamente no ambiente mágico do circo, complementando-o e perpetuando o encantamento.
As restantes personagens complementam perfeitamente o enredo. Cada uma desempenha um papel relevante, com as suas capacidades únicas e as suas idiossincrasias. Todas elas fervilham de vida, de excentricidade, de magia! O fascínio e paixão pelo circo que estas personagens transmitem atravessa as páginas do livro e atinge diretamente o coração do leitor.
A narrativa é pontuada por saltos temporais que adicionam mais dinâmica e enigma à estória, embora requeiram redobrada atenção. Outro aspeto muito positivo são as passagens em que a autora dirige a sua voz diretamente ao leitor, introduzindo-o neste fenómeno circense, criando uma proximidade invulgar mas tremendamente eficaz.
Com uma escrita fluída e delicada, Erin Morgenstern cria uma verdadeira ilusão para o leitor: as suas palavras transcendem o imaginário, fizeram-me acreditar que fazia parte deste mundo de sonhos. É quase um conto de fadas, contado de uma forma magistral! Não é o livro adequado para quem espera um romance realista e factual, mas aconselho vivamente a todos os que dispõem de uma mente aberta e um espírito sonhador.

2 comentários: