RECENTES

sábado, 16 de março de 2013

"A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson [Opinião Literária]

Título: A Ilha do Tesouro
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: Clube do Autor

Sinopse:
Um velho pirata chega à estalagem dos pais de Jim Hawkins e faz amizade com o rapaz. Quando subitamente o pirata morre, Jim e a mãe abrem o baú do lobo-do-mar, que continha algumas moedas e um mapa. Jim mostra o mapa ao Dr. Livesey e ao Sr. Trelawney que, apercebendo-se tratar-se de uma ilha que esconde um tesouro, organizam uma expedição para o recuperar. Infelizmente, juntamente com o jovem Jim, enquanto grumete, recrutam como tripulação um grupo de piratas. O motim é inevitável: caberá ao próprio Jim ser o artífice que conduzirá a história a um final feliz.
A Ilha do Tesouro é o arquétipo dos romances de aventuras. Mas foi o relato de Stevenson, com Long John Silver de perna de pau, tricórnio na cabeça e duas pistolas à cintura que entrou na memória colectiva e marcou gerações de leitores.

Opinião:
Um clássico intemporal da literatura infanto-juvenil, A Ilha do Tesouro revelou-se uma leitura estimulante e incitadora, muito para além do que eu esperava de uma estória supostamente infantil. Mas aqui jaz o meu erro: esta obra foi designada para todas as idades. Apesar de apropriada para os mais novos, mesmo os adultos desfrutarão de uma estória repleta de ação sobre piratas intrépidos e tesouros escondidos.
Abordando temáticas que se tornaram atualmente num lugar-comum (um mapa com um grande X que marca o tesouro enterrado ou o estereótipo do pirata com uma perna de pau e papagaio ao ombro), foi este livro que impulsionou todo este género literário e tornou estas temáticas tão populares.
Embora nunca tenha sido fascinada por estórias marítimas ou aventuras de piratas, esta obra levou-me de volta à minha infância, um tempo onde tudo era possível, e fez-me sonhar e ansiar pela liberdade do mar.
Este é um livro de referência para qualquer criança, mas também para qualquer adulto que pretenda dar asas à sua imaginação e perder-se naquele maravilhoso tempo de infância.

0 comentários: