RECENTES

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Um Corpo na Biblioteca" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Um Corpo na Biblioteca
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº16) / Miss Marple (nº3)

Sinopse:
Ela era jovem, loura e usava demasiada maquilhagem. O coronel Bantry e a mulher, Dolly, nunca a tinham visto... antes de a encontrarem morta no tapete da sua biblioteca! Quem é ela? Como é que foi ali parar? E qual é a sua relação com a outra jovem assassinada, cujo cadáver será posteriamente descoberto num carro incendiado? O respeitável casal Bantry convide a pessoa mais eficiente que conhece no que a mistérios diz respeito: Miss Jane Marple. E quando o enigma se adensa e a investigação aponta para vários suspeitos possíveis, a astuta solteirona faz jus à sua fama de implacável bisbilhoteira.

Opinião:
Este é um dos mistérios protagonizados por Miss Marple, a minha personagem favorita celebrizada por Agatha Christie. Contudo, a sua intervenção na estória acaba por ser relegada para segundo plano, estando os inspetores encarregues de entrevistar suspeitos e proceder à investigação propriamente dita. Habituada às idiossincrasias de Miss Marple, confesso que foi uma desilusão esta falta de envolvimento na estória. Por este motivo, não posso considerar este livro um bom exemplo da minha estima por esta personagem, nem pela autora que a criou.
No entanto, quando finalmente aparece, revela a sua perspicácia e inteligência, resolvendo o caso com mestria e precisão. O final não deixa de ser surpreendente e totalmente inesperado. Apesar de tudo, é um livro que se lê num fôlego, com um mistério aliciante, características já tipicamente associadas a Agatha Christie.

0 comentários: