RECENTES

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Pensa Num Número" de John Verdon [Opinião Literária]


Título: Pensa Num Número
Autor: John Verdon
Editora: Porto Editora
Coleção: Série Dave Gurney (nº1)

Sinopse:
Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça... Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série. Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?

Opinião:
Este policial inicia-se com uma premissa absolutamente genial: a possibilidade de haver alguém que nos conhece tão bem que até adivinha o que estamos a pensar, capaz de escolher precisamente o número aleatório que nos vem à cabeça. O autor prende-nos imediatamente com esta ideia perturbadora. Logo desde o primeiro homicídio que John Verdon consegue revestir uma personagem sem rosto – o assassino – numa personagem malévola e aterradora. À medida que surgem novos crimes como o mesmo modus operandi, este assassino em série torna-se cada vez mais assustador, demasiado inteligente e perfecionista para ser capturado.
Contudo, o investigador principal, Dave Gurney, é também um homem extremamente perspicaz e uma personagem afável e cativante. A maneira como Verdon retrata o ambiente familiar de Gurney, como a relação com a sua mulher e filho, origina uma maior afinidade entre o leitor e o protagonista.
John Verdon conquista o leitor até à última página com a sua escrita fluída, suspense e ação sempre presentes, e uma premissa muito criativa, num thriller vibrante e intenso. Aconselho vivamente a quem aprecia um bom quebra-cabeças!

6 comentários:

  1. Quebra-cabeças! o.O Adoro. Já tinha visto este livro à venda mas quando vi que tinha números e assim, passei (isto na altura em que desprezava matemática, agora adoro). Já está na minha wishlist :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem números mas transcende a matemática, é mais um thriller psicológico sobre a possibilidade de alguém prever os teus pensamentos... E é mesmo daqueles policiais que eu gosto, com um final que te deixa tipo: what?!?

      Eliminar
  2. Deixei-te um selo :D
    http://visaoperifericaa.blogspot.pt/2013/02/selo-liebster-award.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigadaaa! :D
      Já tinha recebido esse mas vou responder às tuas perguntas no post :P

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá,

    Bem parece ser uma excelente aposta sem duvida, um thriller psicológico que deve ser bem interessante, muito bem ;)

    Fica debaixo de olho, quem sabe não apareça uma boa oportunidade para o comprar :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta do género (thrillers psicológicos) está muito bom :)

      Se surgir a oportunidade aproveita :P

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar