RECENTES

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"Os Cinco Suspeitos" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Os Cinco Suspeitos
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº14) / Hercule Poirot (nº23)
Sinopse:
Hercule Poirot recebe a visita da jovem Carla Lemarchant. Carla tem uma proposta singular a fazer-lhe: quer que o detective investigue um assassínio. Nada seria mais natural para Poirot, não fosse o facto de o crime ter ocorrido há dezasseis anos e de aparentemente ter sido feita justiça. Caroline, a mãe de Carla, acusada da morte do marido, o artista Amyas Crale, foi condenada e sentenciada a uma pena de prisão perpétua; mas acabaria por morrer um ano depois. Entusiasmado com o desafio de resolver um caso aparentemente óbvio e tão carecido de provas, Poirot inicia a investigação. A tarefa revela-se, no entanto, difícil: encobertos por entre os fantasmas do passado estão segredos, mentiras e... cinco suspeitos.
Opinião:
Mais um livro fabuloso de Agatha Christie, tendo como personagem principal o adorado detetive belga, Hercule Poirot. No entanto, desta vez Poirot está encarregue de desvendar um crime perpetrado há dezasseis anos e que, como se isto não fosse suficiente, já se encontra encerrado e o criminoso devidamente acusado! Mas será que a justiça foi verdadeiramente cumprida neste caso?
Assim, temos aqui uma perspetiva bastante diferente do típico mistério elaborado por Christie. É uma investigação assente no passado, proporcionando uma lufada de ar fresco para os apreciadores de um bom policial desta autora.
Esta é uma investigação árdua e complexa mas nada consegue impedir as brilhantes celulazinhas cinzentas de Poirot. Como de costume, o leitor é deixado em suspense ao longo de toda a estória, apenas para ser apanhado desprevenido com a resolução final!  

7 comentários:

  1. Olá Monica,

    Sem duvida que esta escritora é a grande mestre da literatura policial, brilhante e que nos faz sempre começar logo a suspeitar de alguém e depois levamos grandes volte faces e apanhamos umas surpresas.

    Sem duvida que vale sempre a pena ser lida, pois estamos sempre na presença de um excelente policial.

    Tenho vários para ler, mas como tenho objetivos de leitura, penso que não deve ficar para este ano, mas quero voltar a ler bons policiais.

    Para mim o que gostei mais de ler dela foi mesmo O *Dez figuras negras*, não sei se já leste mas é muito bom.

    Bem vejo que és mesmo admiradora da escritora, gostei de ler o teu post e fez-me lembrar que tenho na estante bons livros à minha espera :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já li o "Dez Figuras Negras" (a review é que ainda não está no blog) e é um dos meus favoritos (a par com "Crime no Expresso Oriente" e "O Assassinato de Roger Ackroyd")! :)

      Quando estiveres com vontade ler um bom policial, pega nos livros dela, não te arrependes!

      Beijinhos e boas leituras! :)

      Eliminar
    2. Olá,

      Sendo assim fico à espera de ler o teu comentário ao livro.

      Por acaso esses dois que são os teus favoritos ainda os tenho para ler na estante, vejo que comprei bem, alias foi numa altura que saiu uma campanha qualquer que o primeiro livro foi 1 € ou algo assim e os restantes a 10 €, não sei se também aproveitaste :D

      Bjs

      Eliminar
    3. Se tens esses em casa então tens muita sorte, fizeste umas boas compras, sim senhor!
      Por acaso não me recordo dessa campanha...foi recente? Se foi então estou chateada por não ter aproveitado (é que eu faço a coleção dos livros da Agatha Christie - tenho mais de 60 - e estão sempre a sair mais!) --'

      Eliminar
    4. Ois

      Não já foi à algum tempo e apenas comprei alguns :(

      Bem então és mesmo admiradora da escritora, muito quebra cabeça ainda tens por desvendar e claro para comentar ehehehe

      Vejo que até tive sorte nos que comprei, ainda bem :D

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Mónica. Fiquei curiosa com este livro. Gostaria de ler mais livros da Agatha Christie e este fica na fila. Tenho também o Dez Figuras Negras que me deram no ano passado, mas como não gosto de género de terror/horror (qualquer que seja a palavra que define o género) estou um pouco reticente em pegar-lhe. Mas claro, tenho-o, hei-de lê-lo!

    Ia-te dizer que tenho um selo dedicado a ti, para supostamente incentivar-te a ler, mas já o viste e acho que não é preciso incentivar-te a tal! xD Anyway, aqui está: http://cantinhodaneptuno.blogspot.pt/2013/02/selo-2013-literario.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha visto o selinho e já comentei no teu blog mas mesmo assim obrigadaaaaa!! :D

      Quanto ao "Dez Figuras Negras", se o tens em casa, não percas a oportunidade! É um dos meus favoritos da Agatha Christie!! E não é assim tão terror/horror, apesar de, pronto, ter bastantes mortes (mas isso já é habitual nos livros dela) :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar