RECENTES

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"No Seu Mundo" de Jodi Picoult [Opinião Literária]


Título: No Seu Mundo
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo - consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir.
Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger – não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas – são identificados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o seu filho capaz de matar?

Opinião:
Como já seria de esperar, Jodi Picoult envolve o leitor com uma estória intensa e uma narrativa coerente e bem desenvolvida. Mais uma vez aborda uma temática controversa – neste caso o autismo – de uma forma incrível.
Um dos aspetos que contribuem para uma leitura dinâmica e fluida é a divisão em capítulos curtos, cada um com o ponto de vista de uma personagem, com um tipo de letra diferente, o que potencia a ideia que estamos perante diferentes perspetivas do mesmo acontecimento.
Uma dessas perspetivas é inovadora e muito interessante: vemos o mundo pelos olhos de Jacob, um jovem com Síndrome de Asperger, ou seja, temos acesso à sua realidade, muito literal, sem emoção, o que não significa que não possua sentimentos ou amor pela sua família.
Contudo, a meio da estória fiquei frustrada, revoltada, incapaz de sossegar. E porquê? Porque me senti profundamente impotente perante a situação de Jacob. Apenas porque tem limitações sociais, ninguém é capaz de o perceber, de o defender. É simplesmente tão injusto que acabei por viver todas estas emoções com as personagens. E é esta a magia da escrita de Jodi Picoult, a sua capacidade em caracterizar personagens com as quais nos identificamos instantaneamente.  

2 comentários:

  1. Ois,

    Por acaso nunca li nada desta escritora mas tenho lido boas criticas aos seus livros e mais uma vez está provado que ando a passar ao lado de bons livros.

    Nem sempre é fácil lermos tudo o que queremos, já nem falo em comprar que isto está mau lol, mas por acaso tenho a sorte de ter malta conhecida que me disponibiliza livros desta escritora, a ver se leio um, nada como experimentar ;)

    Gostei de ler o teu comentário

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que tens essa sorte (não há nada melhor do que ter alguém com quem trocar livros) experimenta, os livros dela são muito bons :)

      Aconselho-te o "Dezanove Minutos", é o meu preferido dela!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar