RECENTES

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Herança de Fogo" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Herança de Fogo
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]
Coleção: Trilogia da Herança (nº1)

Sinopse:
No centro desta obra apaixonante encontramos as irmãs Concannon, mulheres do nosso tempo, que vivem na mágica Irlanda, terra de colinas suaves e lendas antigas. Herança de Fogo é a história de Maggie Concannon. Talentosa e rebelde, Maggie é uma artista que trabalha o vidro. As suas obras de arte são mais do que apenas objectos belos, são reflexos da sua verdadeira natureza. Até que um dia, Rogan Sweeney, dono de uma das galerias mais sofisticadas de Dublin, descobre o seu trabalho. Se por um lado Rogan é um profissional e quer fazer dela uma artista conhecida e bem sucedida, por outro o seu coração atraiçoa-o pois está completamente apaixonado por aquela mulher rebelde e explosiva. Apesar de Maggie sentir o mesmo, uma relação entre ambos nunca poderá ser fácil… ou não houvesse um passado negro a assombrar o futuro.

Opinião:
A combinação perfeita entre um romance apaixonante, um esplêndido drama familiar e paisagens encantadoras. Nos vales verdes e vastos da Irlanda, o leitor é arrebatado para uma cultura deslumbrante onde reinam a História, os mitos, as lendas, a magia! Para quem almeja um dia percorrer o mundo, a Irlanda caracterizada neste livro é um destino imperdível!
A personagem principal, Maggie é uma mulher determinada, rebelde e explosiva, com um temperamento volátil que confesso que no início me deixou menos agradada. Contudo, é através da arte vidreira – a sua vocação – que descobrimos o seu lado mais frágil, capaz de produzir obras tão delicadas. A arte de soprar vidro parece bastante complexa e exigente e adorei as explicações acerca da técnica incorporadas no livro. É por este lado artístico que descobrimos o lado mais doce de Maggie, apenas reservado para quem se mostra merecedor.
A razão para esta sua vida resguardada dos outros recai na sua família: uma família que a reconforta e dilacera ao mesmo tempo. Enquanto deposita todo o seu amor no seu pai e na irmã Brianna, Maggie sofre com a rejeição da sua mãe. Maeve é uma mulher empedernida e cruel, presa num casamento que lhe frustrou as ambições e lhe quebrou os sonhos, e do qual Maggie é uma lembrança constante. Com esta personagem, a autora espelha concretamente o que acontece a quem se agarra aos ressentimentos durante toda a vida.
A componente romântica neste livro é bastante previsível, adquirindo encanto pela riqueza das personagens. Maggie, já teimosa e obstinada por si só, encontra em Rogan, um homem de negócios inflexível, um verdadeiro desafio. Para duas pessoas com feitios tão problemáticos, foi interessante observar como se descobriram um ao outro e aprenderam a complementar-se. Com momentos intensos e explosivos, assim como outros mais ternurentos e amorosos, acabamos por nos apaixonar pelo fogo que se ergue entre estas duas personagens!
Na minha opinião, esta é uma das melhores coleções escritas por Nora Roberts e mesmo em separado os três livros constituem romances belíssimos que compõem o meu top de favoritos neste género literário. Aconselho vivamente a quem se quiser estrear com a autora ou a qualquer fã acérrimo da mesma. Numa palavra: imperdível!

9 comentários:

  1. Esse é o meu preferido da trilogia <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu preferido é o 2º, com a Brianna e o Grayson *.* Mas este também é muito especial <3

      Eliminar
    2. É sempre o primeiro ou o segundo xD nunca encontrei ninguém que dissesse que o seu preferido é o terceiro

      Eliminar
  2. Oh Mónica, não é neste livro que elas descobrem que têm uma irmã! É na Herança de Gelo quando a Brianna encontra umas cartas no sótão! Ai mulher, então estás a spoilar para aqueles que nunca leram a trilogia?
    Mas que é uma bela trilogia, lá isso é... :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey és capaz de ter mesmo razão! Ia jurar que isso acontecia neste livro --' É o que dá não ter os livros em casa para confirmar!
      Eu retiro o parágrafo, assim não há spoilers para ninguém xD

      Eliminar
    2. Pois, mas eu sei porque li este livro à pouco tempo, e essa revelação não é feita neste... Ai, a menina! xD
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá,

    Bem deves ler a um ritmo alucinante ou então deves andar a comentar livros que já tens lido :D

    Desta escritora apenas li o Dama Negra e adorei, pensava que eram livros de romance e penso que o romance, pelo menos neste livro, é algo apenas secundário e que vem dar uma mais valia ao enredo ;)

    Quanto a esta trilogia, parece-me interessante, nem que ofereça o primeiro à corva :D.

    Seja como for é uma escritora que ainda pretendo ler mais um livro um dia.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é óbvio algumas opiniões são de livros que já li no ano passado, seria humanamente impossível ler assim tantos livros xD

      Da Nora Roberts já li bastantes livros e adoro praticamente todos! É sempre uma boa aposta para quem aprecia romances! :)

      Eliminar