RECENTES

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Dívida de Sangue" de Charlaine Harris [Opinião Literária]

Título: Dívida de Sangue
Autora: Charlaine Harris
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Sangue Fresco (nº2)

Sinopse:
Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric - um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder.
De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que de cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal…
Entretanto, também Eric tem os seus próprios segredos...

Opinião:
Este livro deixou-me finalmente rendida ao universo vampírico criado por Charlaine Harris. Neste volume a mitologia destes seres é alargada, deixando o leitor compreender mais sobre a sua hierarquia e capacidades. De igual modo, são revelados mais pormenores acerca dos metamorfos e surgem novos seres sobrenaturais, as ménades (uma referência à mitologia grega), para semear o caos na vida de Sookie.
O enredo abrange uma temática atual e preponderante: a discriminação (neste caso contra os vampiros) e os cultos religiosos obsessivos. Sookie vê-se envolvida numa missão de salvamento de um vampiro raptado por uma Irmandade anti-vampírica, devido ao seu dom – a telepatia. Neste volume, o leitor ficará a perceber mais sobre o funcionamento e as particularidades desta sua “deficiência”.
Sookie, por sua vez, torna-se mais determinada, audaz e segura de si mesma, apesar de ainda um pouco ingénua. O seu humor continua imparável, sempre com as suas tiradas espirituosas!
Bill continua uma personagem um pouco ausente e vazia na minha opinião. Contudo, algumas situações nesta estória permitiram mostrar a sua faceta mais humana, como a dor pelo passado, o ciúme e o seu genuíno amor por Sookie.
No entanto, tenho que reconhecer que Eric é uma personagem muito mais intrigante, dinâmica e com uma personalidade bem delineada. É visível o seu fascínio e atração por Sookie e agrada-me que a relação entre ambos avance lentamente, enquanto Sookie gradualmente baixa as suas barreiras perante os seus avanços não tão subtis.
Esta é sem dúvida uma leitura rápida, fluída e repleta de ação. Afinal, com duas missões na sua alçada – o salvamento de um vampiro e a descoberta do assassino de um colega de trabalho – Sookie não tem um momento de descanso ao longo da estória. Considero este segundo volume uma continuação bastante eficaz de uma saga que trouxe para mim um novo encanto ao universo literário – já bastante explorado – dos vampiros.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente com a tua opinião em relação ao Bill. Vai continuar assim ao longo de toda a série, e quando se torna um pouco complexa não é para mostrar algo muito agradável. Quanto ao Eric, já sabes o que acho dessa personagem e vai melhorando ao longo do tempo... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uhuuu o Eric dá 100-0 ao Bill, não há hipótese :P
      Tenho é que começar a ver a série, para ver se a minha opinião é a mesma :)

      Eliminar
    2. Não te assustes com o aspecto do Eric a primeira vez que aparece, acredita que melhora xD
      No inicio o Bill nem parece mau de todo enquanto personagem na série, mas depois vai dando a sua verdadeira cara. A primeira temporada é de longe a mais fiel aos livros.

      Eliminar
  2. Olá,

    Já tive várias vezes oportunidade de ler os livros da escritora mas nunca me deu para o fazer, mas tenho quem me empreste :D.

    Ainda bem que gostaste, fico contente e um dia quem sabe ganhe coragem e o venha a ler, uma coisa é certa, já tive o prazer de estar com ela, num evento organizado pela SDE e é uma pessoa muito simpática e disponível para os seus leitores, gostei de ver ;)

    Bjs e a ver se apareces :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa leitura, leve e rápida, com um mundo vampírico interessante (nada de vampiros bonzinhos que brilham ao sol, são todos bastante assustadores xD).

      Oh que sorte, estiveste com a autora! :D Ainda bem que aproveitaste a oportunidade, quem me dera :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá Mónica,

    Comecei ontem a ler o primeiro volume, "Sangue Fresco". Para já estou a gostar. É uma leitura fácil e que prende o leitor... Vamos ver como decorre o resto da leitura...

    Beijinhos

    ResponderEliminar