RECENTES

domingo, 10 de fevereiro de 2013

"Celestial" de Cynthia Hand [Opinião Literária]

Título: Celestial
Autora: Cynthia Hand
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Unearthly (nº1)

Sinopse:
Clara Gardner descobriu há pouco tempo que é uma sangue-de-anjo. Ter sangue de anjo a correr-lhe nas veias, faz com que fique mais inteligente, mais forte e mais rápida do que os humanos. Significa também, que tem um propósito. Uma razão para ter sido colocada na terra. No entanto, descobri-lo, não é fácil.
As suas visões de um enorme incêndio florestal e de um rapaz atraente que ela não reconhece, levam-na para uma nova escola, numa nova cidade. Quando conhece Christian, o rapaz dos seus sonhos (literalmente), tudo parece encaixar no lugar - e, ao mesmo tempo, fora do lugar. Afinal, existe Tucker, outro rapaz que apela ao lado menos angélico de Clara.
Ela deseja apenas encontrar o seu caminho num mundo que já não compreende. Mas encontra perigos invisíveis e escolhas que nunca pensou ter de fazer - entre a honestidade e o engano, o amor e o dever, o bem e o mal. Quando o incêndio da sua visão finalmente acontecer, estará Clara preparada para enfrentar o seu destino?

Opinião:
Mais do que um simples livro do género young-adult, este é um relato comovente e empolgante acerca de uma adolescente descendente de uma Dimidius (metade anjo) e um humano. Clara é a voz desta narrativa. Com ela vivemos as atribulações de uma vida como uma adolescente e a forma como lida com o sangue de anjo que lhe corre nas veias – e os poderes e demandas que este acarreta. Na minha opinião, Clara é uma protagonista muito eficaz, com a sua vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, força e determinação.
As restantes personagens são cativantes, com todas as suas idiossincrasias. Gostei particularmente de Tucker, pela maneira como esconde o seu lado mais carismático com uma fachada dura. Também Angela pareceu-me fascinante, com a sua curiosidade e determinação, adorarei saber mais sobre ela nos próximos volumes.  
O enredo, apesar de definitivamente juvenil, poderá facilmente apelar a uma faixa etária mais madura. Apreciei toda a mitologia dos anjos nesta obra, especialmente a sua hierarquia, os seus poderes, as asas e a Glória. Também os Asas-negras, os antagonistas, estão bem concebidos, com a tristeza intensa que emanam à medida que se afastam do seu propósito divino.  
O aspeto que mais me agradou na estória foi a abordagem da temática do livre-arbítrio. Clara, como sangue-de-anjo, tem um propósito para cumprir, isto é, a razão pela qual foi colocada na Terra. Neste caso, ela rapidamente se apercebe que terá que salvar Christian, o rapaz das suas visões. Contudo, nada é o que parece, e Clara é forçada a escolher entre o amor verdadeiro e as responsabilidades divinas. Assim, a autora reflete acerca da inevitabilidade sufocante do destino e da possibilidade de escolhermos o nosso próprio caminho.
O final é intenso e empolgante. Contudo, o livro acaba de uma forma algo abrupta, em que muitas questões são deixadas em aberto, o que dificultou a minha compreensão acerca de alguns acontecimentos dos últimos capítulos. No entanto, percebo a necessidade de existirem alguns mistérios por desvendar, na medida em que este é apenas o primeiro de uma série.
Em suma, esta foi uma leitura bastante aprazível, envolvente, com um universo de fantasia pelo qual nos deixamos facilmente seduzir. Um livro que se destaca no seu género pela complexidade da mitologia criada e pelas particularidades de personagens realistas e vívidas. Aconselho a quem aprecia o género young-adult ou apenas uma boa estória de romance paranormal.

2 comentários:

  1. Sinceramente parece-me demasiado cliché para os meus gostos. Um que vou ter de passar. Acho que o mundo literário já está saturado com histórias de anjos e afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em parte concordo contigo, mas eu sou uma sucker por este tipo de estória xD
      Mas acho que de facto não é muito o teu género, por isso não te aconselho...

      Eliminar