RECENTES

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Belladonna" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Belladonna
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Mundo Efémera (nº2)

Sinopse:
Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar. Uma a uma, as paisagens de Efémera estão a cair na sombra. O Devorador do Mundo está a espalhar a sua influência, manchando as almas das pessoas com dúvida e medo, alimentando-se das suas emoções mais negras. A cada vitória o Devorador aproxima-se da conquista final. Apenas Glorianna Belladonna possui a habilidade de frustrar os planos do Devorador. Mas os seus poderes foram mal interpretados e incompreendidos. Determinada a proteger as terras sob o seu domínio, Glorianna defrontará o Devorador sozinha se assim estiver no seu destino.

Opinião:
Neste volume regressamos ao tipicamente fantástico worldbuilding característico de Anne Bishop. Ainda mais aprofundado e complexo que no volume anterior, o Mundo Efémera estende-se aqui para além das paisagens demonstradas previamente. Assim, a autora dá-nos a conhecer novas partes deste mundo e novas personagens únicas e complementares ao enredo.
Aguardava com bastante expectativa esta obra, na medida em que a protagonista tinha sido a minha personagem favorita no livro anterior. Forte e misteriosa, complexa e multifacetada, Glorianna Belladonna continua a encantar neste volume. Apresentada inicialmente de um modo sombrio, aqui é convertida numa mulher com fraquezas e inseguranças, o que apenas contribui para o realismo e a complexidade desta personagem.
A escrita de Bishop continua fluida, envolvente, numa estória aliciante, repleta de magia, erotismo e ação. Uma excelente continuação de uma série que, apesar de muito diferente da saga As Jóias Negras da mesma autora, possui o seu mérito no género da fantasia.

10 comentários:

  1. Olá Mónica :D

    Bem não digas a ninguém, mas já li tudo do universo das Jóias Negras da Bishop, mas esta saga apenas li Sebestian, foi bom mas não é a mesma coisa.

    Não li o teu comentário para não apanhar spoiler, a ver se um dia consigo arranjar este livro para ao menos saber como tudo acaba.

    Valeu a pena ?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, valeu a pena na medida em que gostei mais do que o anterior ("Sebastian") mas se estás à procura de outro universo como "As Jóias Negras" não encontras aqui, não se compara :/
      Sortudo, já leste todos os das Jóias Negras, eu só li até ao "Teias de Sonhos" :P

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. lol,

      Ora essa tu é que tens sorte pois ainda tens boas leituras sobre esse magnifico universo para ler, ai os parentes que bons momentos proporcionam :D, logo a sorte é mesmo tua......Se fores de Lisboa e quiseres emprestado diz ;)

      Já agora no FB sou na mesma o Fiacha O Corvo Negro, caso queiras procura e podemos falar melhor ;)

      Na Bishop apenas o que me chateia é que não foi capaz de criar um vilão capaz, cativante, que desse verdadeiramente luta e calro que tivesse a coragem de matar uma personagem chave, eu sei isto tem a ver com Martin :D

      Bjs

      Eliminar
    3. Sim, isso é verdade, ainda tenho muito que desfrutar das Jóias Negras ^^
      Ohhh eu sou do Porto, senão aproveitava já a tua oferta *snif snif*! Mas muito obrigada na mesma! :D

      Já te adicionei no FB ;)

      Concordo contigo relativamente ao vilão nesta coleção, O Devorador do Mundo não é suficientemente assustador, falta um antagonista forte para nos fazer temer pelas personagens... E sim, provavelmente fomos "mal" habituados pelo Martin xD

      Eliminar
  2. Eu estou para o mesmo já li a Trilogia das Jóias Negras e Teias de Sonhos, amei os livros, e queria ler os outros, mas fica sempre em lista de espera...
    Já agora, tens um selinho literário à tua espera no meu blog :) http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já leste a trilogia das Jóias Negras então já leste o melhor (que eu conheço) da Anne Bishop ^^ Quanto a esta saga, recomendo, mas é normal que fique na lista de espera porque há por aí tantas boas coleções x)
      Obrigada pelo selinho *.* Já o tinha recebido mas vou acrescentar o vosso nome no post ^^

      Eliminar
  3. Ois,

    Muito bem e até te adicionei a um grupo de leitura lol, pena seres do Porto, mas é bom saber que és uma Stark, mais uma das muitas que conheço, tudo boa gente....

    Sendo de perto de Óbidos é normal que seja mais um Lannister :D

    Por acaso o Devorador do Mundo até prometia ser algo diferente, mas vejo que vilões não é o forte da Bishop, lol

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Pois, quem é Stark é boa gente não haja dúvida ^^ Já Lannisters...hmmm...*cof cof* Kdg xD

    Pois, vilões não é o forte da Bishop mesmo xD

    ResponderEliminar
  5. lol

    Os Stark podem ser boa gente, mas não vão a lado nenhum com tanto orgulho ehehehe

    Sem os Lannister aquilo não tinha piada alguma em especial o seu patriarca, dos melhores estrategas que já vi, mas pornto lá veio o outro confirmar e num golpe de génio, que afinal "Não cagava ouro".

    Ai desculpa-me estes comentários, são off topic mas não resisti :D caso queiras não publiques

    Uma grande falha da Bishop sem duvida isso e não ter coragem para matar uma Surreal por exemplo :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Orgulho? Os Stark é só modéstia *cof cof* xD

      Quanto aos Lannister, é verdade, descobrimos isso da pior (ou melhor, dependendo do ponto de vista) maneira x'D

      Não faz mal, não me importo nada com comentários off topic xD

      Oh não fales em matar a Surreal, eu adoro-a ^^ Mas a verdade é que se torna uma leitura "confortável" porque nunca achamos que as personagens correm verdadeiro perigo... Não é como nas Crónicas de Gelo e Fogo, em que viro cada página com o coração nas mãos --'

      Eliminar