RECENTES

Mostrar mensagens com a etiqueta Mundo Efémera. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"Belladonna" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Belladonna
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Mundo Efémera (nº2)

Sinopse:
Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar. Uma a uma, as paisagens de Efémera estão a cair na sombra. O Devorador do Mundo está a espalhar a sua influência, manchando as almas das pessoas com dúvida e medo, alimentando-se das suas emoções mais negras. A cada vitória o Devorador aproxima-se da conquista final. Apenas Glorianna Belladonna possui a habilidade de frustrar os planos do Devorador. Mas os seus poderes foram mal interpretados e incompreendidos. Determinada a proteger as terras sob o seu domínio, Glorianna defrontará o Devorador sozinha se assim estiver no seu destino.

Opinião:
Neste volume regressamos ao tipicamente fantástico worldbuilding característico de Anne Bishop. Ainda mais aprofundado e complexo que no volume anterior, o Mundo Efémera estende-se aqui para além das paisagens demonstradas previamente. Assim, a autora dá-nos a conhecer novas partes deste mundo e novas personagens únicas e complementares ao enredo.
Aguardava com bastante expectativa esta obra, na medida em que a protagonista tinha sido a minha personagem favorita no livro anterior. Forte e misteriosa, complexa e multifacetada, Glorianna Belladonna continua a encantar neste volume. Apresentada inicialmente de um modo sombrio, aqui é convertida numa mulher com fraquezas e inseguranças, o que apenas contribui para o realismo e a complexidade desta personagem.
A escrita de Bishop continua fluida, envolvente, numa estória aliciante, repleta de magia, erotismo e ação. Uma excelente continuação de uma série que, apesar de muito diferente da saga As Jóias Negras da mesma autora, possui o seu mérito no género da fantasia.
00:05 Publicada por Unknown 10

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Sebastian" de Anne Bishop [Opinião Literária]

Título: Sebastian
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Mundo Efémera (nº1)
Sinopse:
Bem-vindos a Efémera, onde a terra se altera em resposta aos mais profundos desejos e medos dos seus habitantes. Há muito tempo, Efémera foi dividida em inúmeras paisagens mágicas ligadas somente por pontes. Pontes que podem levar quem as atravessa para onde realmente pertence e não ao local onde pretende chegar. Numa dessas paisagens habitada por demónios e onde a noite impera, o meio-íncubo Sebastian delicia-se em prazeres obscuros. Contudo, aguarda-o um destino devastador. Uma aprendiza descuidada libertou um mal antigo que agora se agita - e o reino de Sebastian poderá ser o primeiro a sucumbir... Mas em sonhos, ela chama por ele: uma mulher que não deseja mais do que ser amada e sentir-se protegida - uma mulher pela qual ele anseia mas que sabe poder vir a destruí-la. Ela é Lynnea, e o seu improvável romance está no centro da batalha que se trava entre a luz e as trevas.
Opinião:
Anne Bishop, mestre da fantasia negra, cria mais uma vez um universo singular, no qual inicialmente possa ser difícil mergulhar. Neste sentido, a sua imaginação e originalidade são incontestáveis, mas também poderão afastar o leitor mais impaciente. Pois esta é uma estória com um ritmo lento no início mas que com persistência rapidamente se tornará viciante.
Como o título indica, o foco deste livro é Sebastian, uma personagem dividida entre aquilo que é e o que o seu coração deseja. A componente romântica nesta obra é realmente boa, mas não pude deixar de estabelecer comparações com a saga As Jóias Negras que eternizou esta autora. Na verdade, quando comparados com a relação entre Daemon e Jaenelle, Sebastian e Lynnea parecem um pouco pobres. Destaco, porém, Glorianna Belladonna, cujo dom é também a sua grande maldição. É uma personagem forte e complexa, que me conseguiu cativar.  
A escrita de Bishop continua distinta, repleta de sensualidade e humor negro. Apesar de não ser uma estória soberba, é uma excelente leitura para quem aprecia fantasia, embora não aconselhe comparações com a saga As Jóias Negras.

23:11 Publicada por Unknown 2