RECENTES

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"As Dez Figuras Negras" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: As Dez Figuras Negras
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº15)

Sinopse:
Dez desconhecidos, que aparentemente nada têm em comum, são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo terrível, e nessa mesma noite um deles é assassinado.
A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino está entre eles como se prepara para ir atacando uma e outra vez… À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo “celebradas” através do desaparecimento de uma de dez estátuas, as “dez figuras negras”. Restará alguém para um dia contar o que de facto se passou naquela ilha?

Opinião:
Este é um dos melhores livros de Agatha Christie. É perfeito em todos os sentidos: um conjunto diversificado de personagens, mortes macabras, e um mistério que mantém o leitor agarrado às suas páginas!
Mesmo sem os detetives mais adorados do universo Christie – Miss Marple e Hercule Poirot –, este é um dos melhores mistérios criados pela autora. Associados a uma lengalenga infantil, os crimes cometidos são profundamente mórbidos e aterrorizadores. As personagens são sujeitas a uma tortura psicológica tremenda, enquanto os fantasmas do seu passado são cruelmente exorcizados.  
Christie sustenta o suspense até ao clímax final em que tudo o que esperava não acontece, deixando-me apenas muda de surpresa e embasbacada com o génio e a mestria desta autora! Se quiserem ficar encantados e viciados nos policiais de Agatha Christie, então comecem por esta obra. Apenas assim conseguirão apreciar a mente brilhante capaz de criar uma estória como esta!

14 comentários:

  1. É um dos meus favoritos *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é dos meus (como é óbvio) x)

      Eliminar
    2. Esse há em filme ^.^ vi duas das versões: uma a preto e branco [horrível -.-' estragaram-no completamente] e outra a cores, mas antiga [essa já vi há anos, mas pelo que me lembro é mais fidedigna]

      Eliminar
    3. Nunca vi nenhum, um dia destes procuro esse a cores, deve ser giro :P

      Eliminar
    4. "E é... o problema é encontrá-lo >.< "

      Desculpa Catarina, apaguei o teu comentário sem querer --'

      Pois, vai ser um desafio, ainda por cima deve ser ainda um bocado antigo não?

      Eliminar
    5. Sem problemas ;)

      Não posso dar certezas, mas acho que era da década de 70 :/

      Eliminar
    6. Tchiii muito difícil mesmo então :/

      Eliminar
    7. Eu encontrei a versão a preto e branco que é ainda mais antiga [o problema foram mesmo as legendas -.-'] por isso deve haver por aí :x

      Eliminar
  2. Ola,

    Já tinha referido é um dos melhores policiais que li até hoje e penso que resumes muito bem tudo o que o livro tem para oferecer, nunca pensei que o assassino fosse aquele :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o final é chocante! O.o
      É um dos melhores da Christie, sem dúvida :P

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Sempre tive curiosidade em ler Agatha Christie, acho que é desta! :)

    ResponderEliminar
  4. Já tinha visto umas quantas reviews no youtube sobre este livro e sempre me intrigou. Pode ser que seja desta :)

    Abraços

    ResponderEliminar