RECENTES

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

"Acácia - Ventos do Norte" de David Anthony Durham [Opiniao Literária]

Título: Acácia – Ventos do Norte
Autor: David Anthony Durham
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Série Acácia (nº1)

Sinopse:
Um assassino enviado das regiões geladas do norte numa missão. Um império poderoso cercado pelo seu mais antigo inimigo. Quatro príncipes exilados, determinados a cumprir um destino. Prepara-te, leitor, para entrar no mundo deslumbrante de Acácia. Leodan Akaran, rei soberano do Mundo Conhecido, herdou o trono em aparente paz e prosperidade, conquistadas há gerações pelos seus antepassados. Viúvo, com uma inteligência superior, governa os destinos do reino a partir da ilha idílica de Acácia. O amor profundo que tem pelos seus quatro filhos, obriga-o a ocultar-lhes a realidade sombria do tráfico de droga e de vidas humanas, dos quais depende toda a riqueza do Império. Leodan sonha terminar com esse comércio vil, mas existem forças poderosas que se lhe opõem. Então, um terrível assassino enviado pelo povo dos Mein, exilado há muito numa fortaleza no norte gelado, ataca Leodan no coração de Acácia, enquanto o exército Mein empreende vários ataques por todo o império. Leodan, consegue tempo para colocar em prática um plano secreto que há muito preparara. Haverá esperança para o povo de Acácia? Poderão os seus filhos ser a chave para a redenção?

Opinião:
Tenho que admitir que a principal razão para a minha decisão de me debruçar sobre esta leitura consistiu na comparação com o inegável mestre da Literatura Fantástica: George R.R. Martin. Mas será este livro apenas uma mera imitação?
Não, de facto não o é. Esta é uma leitura viciante, que explora um mundo descrito com elevada perícia e com personagens fascinantes. A estória aborda temas pujantes como a dependência de drogas e o tráfico humano, componentes essenciais do império real da família Akaran. Esta ambiguidade moral entre um reino supostamente próspero e a necessidade de escravos para o sustentar atormenta o Rei Leodan, uma personagem que prima pelos seus ideais éticos. Os objetivos que acalenta para o futuro dos seus filhos e do império – um futuro sem escravidão - impulsionam o desenrolar da trama. Este dilema moral assemelha-se à nossa própria sociedade moderna: será que o sacrifício de alguns justifica a prosperidade da maioria? O conceito de ambiguidade também se estende a Hanish Mein, um vilão que incita a guerra não por maldade pura mas principalmente pela revolta que sente perante a crueldade e injustiça do mundo em que vive.
Apesar de não possuir o desenvolvimento de personagens característico de George R.R. Martin, esta obra apresenta grande potencial para uma excelente caracterização dos intervenientes na estória. Afinal, este é apenas o primeiro livro! A semelhança mais evidente com as Crónicas de Gelo e Fogo consiste na narração dos capítulos: cada um é atribuído a personagens diferentes, pelo que assistimos ao desenrolar da estória por várias perspetivas diferentes.
Apesar de este ser um livro mais informativo e ter um ritmo mais lento no início, este aspeto é facilmente justificável uma vez que é o primeiro volume de uma saga. Mesmo assim, os últimos capítulos recompensam o leitor, que ficará sem dúvida a ansiar pela continuação desta estória. Aguardo ansiosamente a leitura do 2º volume!

9 comentários:

  1. Obrigada pela review. Já há bastante tempo que ando indecisa..compro ou não? Após a tua review decidi que devia arriscar:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim valeu a pena, e relembro mais uma vez que é o 1ºlivro e ainda por cima o 1º livro em inglês foi divido em 2 cá em Portugal, ou seja, este é a 1ª parte de um livro (em inglês), o que significa que é uma introdução à estória e quando finalmente começa a chegar à melhor parte... *puff* acaba o livro --' Agora tenho mesmo que comprar o 2º...
      Se calhar podias aproveitar o pack com este e o 2º livro ("Presságios de Inverno") que a SdE editou (não sei é se há também em lojas físicas ou só na online mas seja como for fica mais barato - 2 pelo preço de 1) :)

      Eliminar
    2. Sim, tive a olhar para esse pack e realmente fica bem mais em conta! Vou aproveitar!

      Eliminar
  2. Ainda hoje olhei para esse livro na Biblioteca. Já li o inicio graças a um folheito que veio dentro de um livro e gostei do que li. Está na lista dos que quero ler :) Obrigada pela opinião.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho, e então se já leste o início e gostaste, mais uma razão! :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Sempre me senti atraído por este livro principalmente por causa das comparações que têm sido feitas com o George R.R. Martin (como tu referiste) mas senti-me afastado por causa da sinopse que fala em drogas e tráfico humano e esses temas nunca me interessaram e também porque tenho medo de começar a leitura com expectativas altas devido às comparações e depois sair desiludido... Enfim, pelos vistos toda a gente leu e adorou. Pode ser que um dia me debruce sobre esta trilogia ou saga ou whatever it his.

    Beijinhos e boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, este é um livro sobre um dilema moral assente nesses temas (drogas e tráfico humano) mas acaba por ser uma perspetiva interessante e não muito maçuda (pelo menos para mim) :)
      Acho que se decidires ler este livro é melhor não ires com expectativas muito altas porque não vais encontrar nenhum "Guerra dos Tronos" aqui! Mas francamente gostei bastante :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  4. Olá Mónica,

    É uma leitura agradável sim senhor, mas está a milhas de Martin, seja como for prepara-te que no 2º volume (aqui sim parecido com Martin, dividiram os livros :D ) vai melhor bastante e acima de tudo a ponta final vai deixar-te com muita curiosidade por saber o que ai vem.

    Já existe o volume 3, mas com tanta coisa boa para ler, acho que vou esperar e quem saiba apareça algum PACK promocional :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, é por isso que não gosto de comparações! O nome do George Martin logo na capa leva logo a enganos! É como tu dizes, este está a milhas das Crónicas de Gelo e Fogo! Mas não deixa de ser um bom livro e uma leitura muito agradável :)

      Eu quando comprei este foi pouco antes de sair o pack (com o 1º e 2º livro) e fiquei mesmo irritada comigo mesma porque se tivesse esperado só mais um bocadinho podia ter comprado 2 pelo preço de 1, mas pronto --'

      Eliminar