RECENTES

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"Uma Questão de Fé" de Jodi Picoult [Opinião Literária]



Título: Uma Questão de Fé
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
Pela segunda vez no seu casamento, Mariah White apanha o marido com outra mulher, e Faith, a filha de ambos, assiste a cada doloroso momento. Após o inevitável divórcio, Mariah luta contra a depressão e Faith começa a conversar com um amigo imaginário. A princípio, Mariah desvaloriza o comportamento da filha, atribuindo-o à imaginação infantil. Mas quando Faith começa a recitar passagens da Bíblia, a apresentar estigmas e a fazer milagres, Mariah interroga-se se a sua filha não estará a falar com Deus. Quase sem se aperceberem, mãe e filha vêem-se no centro de polémicas, perseguidas por crentes e não-crentes e apanhadas num circo mediático que ameaça a pouca estabilidade que lhes resta.

Opinião:
Esta é uma obra inspiradora sobre uma questão que envolve toda a Humanidade e que nunca teve – e provavelmente nunca terá – uma resposta, mas que não justifica o ódio e a intolerância a que assistimos diariamente.
Jodi Picoult é mestre em capturar pequenos detalhes do quotidiano enquanto aborda sempre uma temática controversa. Neste livro, as personagens sobrepõem-se ao dilema principal. A estória deixa de girar à volta da possível existência de Deus, e foca-se na relação entre uma mãe e uma filha. A autora proporciona uma perspetiva muito honesta acerca da maternidade: Mariah não é uma mãe perfeita, tem os seus defeitos, por vezes não sabe qual será o passo mais correto para a sua filha mas faria tudo o que se encontra no seu alcance para a proteger. Mais uma vez, temos um leque de personagens honestas, realistas, que poderiam bem ser nossos vizinhos, com os quais nos identificamos e partilhamos as suas vidas.
Esta é uma obra que promove a reflexão sobre a forma como a sociedade atual lida com as questões que a religião levanta, sobre as diferentes ideologias existentes e a intolerância religiosa. No entanto, quer acreditemos ou não na existência de Deus, de um ser superior, este livro consegue ser fascinante na medida em que capta a dinâmica familiar através dos olhos de uma criança tão especial como Faith.

0 comentários: