RECENTES

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"Um Crime no Expresso do Oriente" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Um Crime no Expresso do Oriente
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº9) / Hercule Poirot (nº9)

Sinopse:
Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.
Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso… de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

Opinião:
Este é considerado um dos grandes clássicos do género policial. E com razão! Mais do que nunca Agatha Christie demonstra a sua mestria em conceber um mistério intrincado e complexo. Mas nenhum crime é demasiado complicado para o detetive belga Poirot!
A estória desenrola-se no comboio Expresso do Oriente, em que todos os passageiros se tornam suspeitos, mesmo que aparentemente não tenham qualquer ligação com a vítima. Esta, por sua vez, é o autor de um dos crimes mais hediondos do século, o que significa que motivos para a sua morte não faltam. As personagens são interessantes e dinâmicas, e Poirot rapidamente se apercebe que todas parecem ter algo a esconder.
É nesta aura de mistério e secretismo que o detetive belga, com as suas celulazinhas cinzentas, atinge uma conclusão brilhante e surpreendente, que nem o leitor mais atento conseguirá prever. De leitura fácil e com uma estória bem construída, este é um livro que se lê a alta velocidade e cujo desenlace perdurará para sempre na minha memória!

4 comentários:

  1. Olá!
    Este livro conseguiu ser o que mais gostei daqueles que li da Agatha Christie. É de uma mestria espectacular todo o crime e cenas envolventes. Adorei :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei, este está no meu top de favoritos da Agatha Christie :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá Mónica!! Este foi o 1º livro que li desta autora e ainda nenhum o conseguiu tirar do 1º lugar no top das preferências, assim como "As 10 Figuras Negras"!! :D

    Agatha Christie rules!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Ui escolheste um livro fantástico para te introduzires no mundo literário de Agatha Christie!! Este e o "As Dez Figuras Negras" são simplesmente fabulosos!

      Agatha Christie é awesome <3

      Eliminar