RECENTES

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"Morte no Bosque" de Harlan Coben [Opinião Literária]


Título: Morte no Bosque
Autor: Harlan Coben
Editora: Editorial Presença
Coleção: Minutos Contados (nº17)

Sinopse:
Para Paul Copeland, delegado do Ministério Público do condado de Essex, na Nova Jérsia, a vida nunca mais foi a mesma desde que uma noite, há vinte anos, quatro jovens por quem era responsável num acampamento de Verão desapareceram no bosque circundante. Dois foram encontrados sem vida na manhã seguinte, e os outros dois, a sua irmã Camille e Gil Perez, não voltaram a ser vistos. Os acontecimentos nunca esclarecidos dessa noite fatídica acabariam por condicionar toda a sua vida, mas a verdade poderá estar prestes a vir ao de cima. Quando o corpo de Gil Perez aparece, mas recentemente assassinado, Paul sente renascer a esperança de que a irmã possa estar viva e, impulsionado pela oportunidade de redenção, vai investigar a fundo o que aconteceu naquela noite. Simultaneamente, os seus inimigos na barra do tribunal parecem decididos a desenterrar os segredos do seu passado e, ao fazê-lo, vão contribuir para que o mistério se muito mais perverso do que Paul alguma vez imaginara...

Opinião:
Este é um mistério encerrado profundamente nas brumas do passado. Um enigma que tem atormentado Paul Copeland, uma personagem complexa e com quem o leitor cria empatia imediata. Aliás, a maioria das personagens apresentam uma grande complexidade, com passados obscuros e segredos bem escondidos.
Para além do mistério principal, este livro encerra nas suas páginas outras temáticas pertinentes como a ética, a espionagem, a corrupção… A componente jurídica também é bastante interessante, apesar de algumas cenas serem aborrecidas e não levarem a lado nenhum.
Contudo, a leitura deste livro torna-se empolgante, prendendo o leitor desde as primeiras páginas. A escrita de Harlan Coben é simples, concisa e sem floreados excessivos. Assim, a narrativa decorre de uma forma fluida, com um ritmo alucinante mais para o final.
É um policial que não precisa de cenas sangrentas para cativar o leitor, pois o autor consegue criar um mistério denso, intrincado e profundamente aliciante.

0 comentários: