RECENTES

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

"Luz Efémera" de Barbara Keating & Stephanie Keating [Opinião Literária]


Título: Luz Efémera
Autores: Barbara Keating & Stephanie Keating
Editora: Edições Asa
Coleção: Trilogia Langani (nº3)

Sinopse:
Em crianças, Hannah, Sarah e Camilla tornaram-se irmãs de sangue. Com o passar dos anos, conseguirá esta aliança manter-se inquebrável? Hannah e o marido são donos da fazenda Langani e do Safari Lodge. Juntos, lutam para preservar a vida selvagem e as suas terras, ameaçadas por caçadores furtivos e funcionários governamentais corruptos. Contudo, vai ser a relação entre a filha de ambos e um rapaz africano a constituir o verdadeiro teste à união familiar. Por seu lado, Sarah é uma reputada fotógrafa e investigadora da vida animal. A morte do seu amor de infância marcou com violência a sua entrada na idade adulta; tantos anos depois, procura ainda recuperar a inocência perdida. Camilla conseguiu vingar no exigente mundo da moda e parece estar prestes a viver plenamente o seu grande amor ao lado do carismático guia de safaris Anthony Chapman. Mas uma triste reviravolta ensombra a vida de ambos e ameaça agora estilhaçar os sonhos que em tempos partilharam. Passado nas regiões selvagens e imprevisíveis do Quénia, Luz Efémera é uma história de coragem, amizade, traição e sacrifício redentor.

Opinião:
Mais uma vez regressamos a Langani, num livro onde tudo o que foi construído e cimentado no volume anterior para agora desmoronar-se brutalmente. A amizade de Hannah, Sarah e Camilla é mais uma vez posta à prova. O passado parece voltar para assombrar as suas vidas e de novo somos confrontados com acontecimentos trágicos e profundamente emotivos. Acompanhamos a evolução e maturação destas personagens, sempre numa narrativa dinâmica e emocionante.
Mas o que verdadeiramente enaltece esta obra são as brilhantes descrições do ambiente que rodeia as personagens. Desde as paisagens exóticas do Quénia, aos montes viçosos da Irlanda, passando pelo esplendor e glamour de Londres, são raros os livro que, como este, nos permitem saborear, sentir, viver estes cenários!
Termino esta leitura com um misto de prazer e mágoa, por ser o final de uma estória que ocupará para sempre um lugar no meu coração.  

2 comentários:

  1. Ai depois de opiniões fiquei com uma vontade imensa de pegar nesta trilogia. Tenho-a na estante:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega, vale a pena! Quem me dera ter os livros comigo mas foram emprestados, adorava relê-los um dia *.*

      Eliminar