RECENTES

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

"Escrito nos Ossos" de Simon Beckett [Opinião Literária]


Título: Escrito nos Ossos
Autor: Simon Beckett
Editora: Editorial Presença

Coleção: Minutos Contados (nº11) / Série David Hunter (nº2)

Sinopse:
David Hunter, o antropólogo forense que protagonizou A Química da Morte, tem à sua frente um novo e inquietante desafio de contornos bizarros. Na remota ilha escocesa de Runa, foi descoberto um corpo quase totalmente carbonizado, embora o local onde o mesmo se encontra não apresente sinais de incêndio. Habituado a decifrar os segredos que os mortos guardam, David Hunter não acredita que se trate de um acidente ou, como a polícia local parece inclinada a concluir, um mítico caso de combustão espontânea humana. À medida que as evidências de um crime começam a sobressair da sua investigação, torna-se claro que a pacífica existência da comunidade de Runa vai em breve ser fortemente abalada – e que no lúgubre isolamento em que todos vivem e que se agravará com a chegada de uma violenta tempestade, um assassino convive com eles, à espera da próxima oportunidade.

Opinião:
A continuação desta série não desilude: mais uma vez Simon Beckett oferece ao leitor um thriller impressionante, muito bem desenvolvido e absolutamente empolgante. Mesmo para quem não leu o volume anterior, será fácil apreciar este livro, uma vez que não é um seguimento direto de A Química da Morte.
Mais uma vez, sendo a personagem principal um antropólogo forense, os aspetos científicos e forenses dos crimes são muito bem explorados, sendo algumas descrições um pouco gráficas e perturbantes.  
David Hunter continua uma personagem carismática, cujo quotidiano é descrito com grande frequência. Uma vez que a estória é narrada na primeira pessoa, o leitor visualiza as cenas na perspetiva desta personagem, potenciando a sua ligação com quem as lê. As restantes personagens envolvidas na trama poderiam ter sido melhor desenvolvidas mas compreendo que seja necessário manter a aura de mistério para deixar o leitor ansioso pelo desenrolar da ação.
Quanto a esta, é frequente e bastante intensa. Os capítulos são curtos, os diálogos enigmáticos e a escrita fluida, o que origina uma leitura vertiginosa e intensa. O próprio desfecho é completamente inesperado, deixou-me atónita! O final é um pouco abrupto e o destino da personagem principal fica em suspenso… Mal posso esperar pelo volume seguinte!

2 comentários:

  1. Não sei se reparaste, mas puseste no título que o livro era da Agatha Christie :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A SÉRIO! Tenho mesmo que deixar de fazer coisas à noite ! xD

      Eliminar