RECENTES

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"A Menina Que Nunca Chorava" de Torey Hayden [Opinião Literária]


Título: A Menina Que Nunca Chorava
Autora: Torey Hayden
Editora: Editorial Presença

Coleção: Grandes Narrativas (nº364)

Sinopse:
Torey Hayden publicou "A Criança Que Não Queria Falar", em 1980, relatando o caso verídico e comovente da sua relação com uma menina de seis anos que aparecera, gravemente perturbada, na sua aula de ensino especial. Ao longo de vários meses, a jovem professora lutou para fazê-la desabrochar sob o calor generoso da sua espantosa intuição e amor e levá-la a descobrir um mundo que podia ser luminoso.
Separadas pelas contingências da vida, só voltam a encontrar-se anos mais tarde quando Sheila já tem 13 anos. Para surpresa de Torey, a adolescente parece ter perdido uma grande parte das memórias dos primeiros tempos que passaram juntas e, à medida que elas ressurgem do passado com os sentimentos que lhes estão associados, a sua competência de terapeuta e a sua devoção vão de novo ser duramente postas à prova.

Opinião:
No livro A Criança Que Não Queria Falar fui confrontada com uma estória verídica e profundamente comovente, capaz de me levar às lágrimas. Este livro traz-nos a continuação desta estória. No entanto, para Torey e Sheila não é bem uma continuação, mas sim uma repetição de todo o processo, uma vez que Sheila, agora com 13 anos, não se recorda da sua relação com a professora.
Mais uma vez, Torey narra uma estória muito forte psicologicamente sobre uma temática que infelizmente ainda perdura no mundo atual. Para quem leu o volume anterior, este pode parecer uma simples imitação, mas na verdade é uma nova viagem para Sheila e Torey, com uma dinâmica completamente diferente, devido à idade de Sheila.
Este livro apenas renova a minha fé na importância do amor e da perseverança quando lidamos com alguém quebrado pelas circunstâncias cruéis da vida.

0 comentários: