RECENTES

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

"A Criança Que Não Queria Falar" de Torey Hayden [Opinião Literária]


Título: A Criança Que Não Queria Falar
Autora: Torey Hayden
Editora: Editorial Presença

Coleção: Grandes Narrativas (nº343)
Sinopse:

Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria.

Opinião:
Esta é a estória verídica de uma criança que foi privada do seu direito à infância, ao amor, a um desenvolvimento saudável. É uma estória que deixará qualquer leitor revoltado perante as injustiças e crueldades perpetradas a uma inocente criança, que nada fez para o merecer. Acho que qualquer pessoa se emocionará a ler este livro, eu sem dúvida que não consegui controlar as lágrimas perante alguns dos atos profundamente cruéis cometidos.
Mais do que tudo, este livro tem uma mensagem subjacente muito poderosa: a perseverança e o amor condicional conseguem quebrar as barreiras mais poderosas. É uma obra que alerta para uma realidade ainda muito presente na sociedade atual: a violência e os abusos a crianças. Torey é uma grande professora, mas sobretudo um grande ser humano que conseguiu retribuir a Sheila um pouco do amor que lhe havia sido negado.
Em suma, este livro demonstra o lado mais negro da humanidade, a crueldade de que somos capazes, mas também a nossa capacidade de lutar contra estes atos. E principalmente, a importância dos laços que criamos uns com os outros e de quanto o amor é essencial para combater as injustiças da vida.

2 comentários:

  1. Também gostei imenso deste livro e fiquei com muita vontade de ler outros livros da escritora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já li a sequela deste ("A Menina Que Nunca Chorava") e "Filhos do Abandono" e são muito bons, aconselho ;)

      Eliminar