RECENTES

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Os Pilares da Terra" (Vol. I e II) de Ken Follett [Opinião Literária]




Título: Os Pilares da Terra (Volume I e Volume II)

Autor: Ken Follett

Editora: Editorial Presença

Coleção: Os Pilares da Terra (nº1) / Grandes Narrativas (nº362+368)

Sinopse:

Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história. 

Opinião:

Esta é uma autêntica obra-prima, é a única forma de classificar esta estória. Ken Follett é um mestre na construção de personagens tão reais que emocionam o leitor logo desde o início. De igual modo, as suas vidas interlaçam-se de uma forma inteligente e coerente. Uma das minhas personagens preferidas é sem dúvida o Prior Philip, representando a bondade, a humildade, mesmo a própria vulnerabilidade da alma humana.

A estória de amor entre Jack e Aliena é a minha componente favorita em ambos os volumes: é uma relação intensa, repleta de obstáculos que põem à prova o sentimento que os une.

Ken Follett concretiza uma excelente caracterização da Inglaterra do século XII, sem ser excessivamente descritivo. A vertente emotiva desta obra deixa o leitor percecionar sentimentos muito distintos: júbilo, tristeza, revolta, surpresa. As reviravoltas são muitas e nenhuma delas é previsível.

Esta é uma estória sobre mais do que a construção de uma catedral: é sobre a concretização de um sonho, a ambição desmedida dos homens, os jogos de poder no seio da Igreja e, mais importante, a força do amor verdadeiro.


2 comentários:

  1. Concordo com letrinha da tua opinião! Agora estou de olho na sequela:)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sequela é muito boa, ainda bem que estás de olho nela :)

      Beijinhos e boas leituras ;)

      Eliminar