RECENTES

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Medo" de Jeff Abbott [Opinião Literária]

Título: Medo

Autor: Jeff Abbott

Editora: Civilização Editora

Sinopse:

Miles Kendrick está no Programa de Protecção de Testemunhas para se esconder da Máfia. Mas nenhum programa o protege de ser atormentado pela morte do amigo. Com a ajuda da psiquiatra Allison Vance, Miles tenta agarrar-se ao que lhe resta da sua lucidez para recordar os acontecimentos daquela noite trágica.
Depois de um ataque bombista ao seu escritório, Allison morre e Miles vê-se apanhado numa conspiração mortal que se repercute muito para além dos seus piores pesadelos. Perseguido por um ex-detective do FBI, mas apoiado por um ex-soldado e uma mulher reclusa na sua própria casa, Miles tem pela frente uma batalha para recuperar a sua vida – ou para simplesmente se manter vivo.

Opinião:

Jeff Abbott volta a surpreender positivamente com esta obra: através de uma escrita simples e com um ritmo acelerado, conta uma estória complexa e intrigante.

Este livro aborda uma temática controvérsia na área da Saúde Mental e Psiquiatria: o stress pós-traumático. A base científica que o autor apresenta sustenta bem o argumento e é muito interessante, especialmente para quem se interessa pelo domínio médico.

As personagens principais, apesar de possuírem estórias muito distintas, são portadoras de dramas psicológicos que perturbam a sua funcionalidade na sociedade. Todos passaram por um evento traumático, originado por uma simples decisão num momento crítico. Neste livro apercebemo-nos do impacto que uma escolha pode ter no resto das nossas vidas.

Por conseguinte, o desenvolvimento de um medicamento revolucionário, uma cura para a sua doença, torna-se uma perigosa obsessão. Emaranhados numa conspiração muito maior do que imaginam, estas personagens vão descobrir a sua força interior, enquanto lutam pela sanidade.

Mais uma vez, o autor utiliza a fórmula ideal para um bom thriller: um enredo inovador mas credível, ação constante, reviravoltas completamente inesperadas e um desenlace final de cortar a respiração.

0 comentários: