RECENTES

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"Desaparecidos" de Tana French [Opinião Literária]


Título: Desaparecidos

Autor: Tana French

Editora: Civilização Editora

Coleção: Brigada de Investigação Criminal de Dublin (nº1)

Sinopse:

Era um anoitecer do Verão de 1984 no pequeno subúrbio da cidade de Dublin e as mães chamavam os filhos para dentro. Mas, neste suave entardecer, três crianças não regressaram do bosque. Quando a Polícia chegou, encontrou apenas uma criança aterrorizada agarrada ao tronco de uma árvore, com as sapatilhas cheias de sangue e incapaz de se recordar do mínimo pormenor das últimas horas. 
Vinte anos mais tarde, o rapaz encontrado no bosque, Rob Ryan, é detective da Brigada de Investigação Criminal de Dublin e mantém o seu passado em segredo. Mas, quando uma rapariguinha de doze anos é encontrada assassinada no mesmo bosque, ele e a detective Cassie Maddox - sua parceira e melhor amiga - vêem-se envolvidos na investigação de um caso aterradoramente semelhante ao antigo mistério ainda por resolver. Assim, guiado apenas por fragmentos de memórias há muito enterradas. Ryan tem oportunidade de esclarecer tanto o mistério do caso presente com o seu próprio passado sombrio.


Opinião:

Este é um livro que retrata uma jornada de desespero, solidão e tristeza. Uma jornada que leva Rob Ryan a confrontar o seu passado trágico, num thriller psicológico intenso e estimulante.

Ao longo da sua leitura, não é a crueldade do assassínio de uma rapariga de 12 anos que emociona o leitor. Nem mesmo o impacto que tem em toda a comunidade. Mas sim a tortuosa escalada pela dor de Ryan, que, quando confrontado pela tragédia que suporta há vinte anos, cai numa espiral autodestrutiva. E é esta perspetiva que torna a leitura desta obra num verdadeiro prazer, mesmo sendo uma narrativa fria, triste e profundamente obscura.

O que pode constituir um ponto negativo deste livro é sem dúvida a falta de respostas às questões principais do enredo. Isto pode ser bastante frustrante para o leitor, mas, para mim, apenas constituiu um percalço na leitura, não afetando a minha opinião geral da estória. Porque, na verdade, este foi mais que um simples mistério criminal. De facto, tornou-se numa confirmação de que o passado volta sempre para nos assombrar e que por vezes a nossa mente é o nosso pior inimigo.

Em suma, é uma obra cruel, mas brilhante. Para o leitor que gosta de estórias leves, com resoluções nítidas e bem estruturadas, este não é definitivamente o livro ideal. Mas, para quem aprecia um bom enredo psicológico e personagens palpáveis e credíveis, então aconselho vivamente esta leitura.


0 comentários: