RECENTES

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

"A Felicidade Mora ao Lado" de Jill Mansell [Opinião Literária]


Título: A Felicidade Mora ao Lado
Autores: Jill Mansell
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Tudo começa com um cortador de relva vermelho novinho em folha. Quando Nancy vê o seu presente de Natal no relvado, compreende que a jóia que pensava ser para si deve estar no corpo de outra mulher. A sua melhor amiga, Carmen, não está surpresa (ela nunca gostou do Jonathan) e convence Nancy a deixar Edimburgo e a instalar-se no seu apartamento de luxo em Londres, grande demais para Carmen desde que o seu marido — uma estrela milionária do rock — morreu. Pouco depois, Nancy conhece o delicioso Connor O’Shea — este vive mesmo ao seu lado — e a sua filha Mia, que tem grandes planos para o pai. Também Carmen, que sempre dissera não querer mais nenhum homem na sua vida, sente um arrepio quando está junto de Joe — um borracho que costuma fazer trabalho voluntário. Infelizmente Joe não é exactamente quem aparenta…

Opinião:
Esta é uma leitura descontraída, leve, no fundo: uma lufada de ar fresco. A autora consegue, de uma forma muito divertida, relatar os encontros e desencontros de múltiplas personagens. Esta é uma estória não apenas sobre o amor mas sobretudo sobre a importância da amizade verdadeira.
Para quem gosta de momentos caricatos e boas gargalhadas, encontra neste livro a personagem perfeita para tal: Rose. Esta foi sem dúvida a minha personagem favorita, as suas interações e expressões são simplesmente fantásticas. Quanto aos casais, a relação entre Carmen e Rennie foi a minha preferida – fiquei a torcer por ambos até ao desenlace final. Quanto a este, bem, digamos que foi uma quebra abrupta no ritmo da estória. De repente, o final chega com uma resolução tão rápida e que sabe a pouco, deixando o leitor com uma sensação de ter lido um capítulo inacabado.
Contudo, é uma boa leitura para desanuviar: leve, que se lê rapidamente e sem grande esforço. A escrita é fluida, os diálogos entre as personagens são fantásticos e a estória possui inúmeras reviravoltas e peripécias para deixar o leitor bem entretido.

0 comentários: