RECENTES

terça-feira, 13 de novembro de 2012

"Calafrio" de Sandra Brown [Opinião Literária]


Título: Calafrio

Autora: Sandra Brown

Editora: Quinta Essência

Sinopse:

Cleary, uma pacata cidade da Carolina do Norte, foi abalada pelo desaparecimento de cinco mulheres em dois anos e meio. Não há corpos, pistas ou suspeitos, apenas uma misteriosa fita azul abandonada no local onde cada mulher foi vista pela última vez... Lilly Martin regressa a Cleary para concluir a venda da sua cabana de montanha e pôr um ponto final ao casamento com Dutch Burton, o chefe da polícia local. Depois de fechar as portas ao seu passado, não imaginava voltar atrás tão cedo. Mas, ao deixar a casa, sob um temporal, Lilly perde o controlo do carro e atropela um homem que emergia inesperadamente do bosque. Trata-se de Ben Tierney, que ela conhecera no Verão passado. Os dois são então forçados a regressar à cabana para esperarem pelo fim da terrível tempestade de neve.
Incontactáveis, com poucos víveres e quase sem aquecimento, Lilly e Ben vão aproximar-se um do outro, ao mesmo tempo que cresce a atracção e o desejo entre ambos. Mas, à medida que o isolamento se prolonga e os dois se envolvem, Lilly receia que a maior ameaça não seja o temporal, mas sim o homem ao seu lado...
Quem será o misterioso Ben Tierney: o raptor ou o homem capaz de salvar Lilly da tragédia que a assombra?

Opinião:

Este é um livro cuja classificação é extremamente difícil. Porquê? Simplesmente porque envolve aspetos tanto de um policial, como de um romance puro. Isto originou, na minha opinião, algumas falhas em ambos os domínios.

No contexto romântico, a atração entre Ben e Lilly é estimulante e um dos aspetos mais positivos desta obra. Contudo, talvez devido à tensão inerente ao mistério dos desaparecimentos e pelo encarceramento forçado na cabana, a relação entre ambos carece paixão e aquele fogo dinâmico que se espera de um bom romance.

Quanto à componente policial, a autora consegue sem dúvida criar suspense e incentivar o leitor a virar a página na expectativa de descobrir o culpado. No entanto, a ligeireza e descontração deste livro acaba por remover a intensidade e o drama à narrativa.

Em suma, congratulo a autora pela sua ambição em desenvolver um romance num cenário dramático mas a fórmula utilizada, pelo menos para mim, não foi a mais eficiente.
                          

0 comentários: