RECENTES

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"A Morte de Lord Edgware" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: A Morte de Lord Edgware

Autora: Agatha Christie

Editora: Edições Asa

Coleção: Obras de Agatha Christie (nº3) / Hercule Poirot (nº8)

Sinopse:

Poirot estava presente quando Jane Wilkinson manifestou o desejo de se livrar do marido, o aristocrata Lorde Edgware, e terminar um casamento há muito fracassado. Foi também na presença de Poirot, que o próprio confirmou o desejo de conceder o divórcio a Jane. Tudo isto não passaria de um episódio meramente passional se não envolvesse um homicídio. Agora que o corpo de Edgware é encontrado sem vida na sua própria biblioteca, todos os olhares recaem sobre a viúva e a Scotland Yard não vai descansar enquanto não resolver a questão.

Mas, para Poirot, os factos não são assim tão fáceis de explicar e, por uma só vez, o detective belga sente-se ludibriado. Afinal, como poderia Jane ter assassinado Lorde Edgware e, ao mesmo tempo, jantar com amigos? E qual poderia ser o seu motivo, já que o aristocrata concordara finalmente com o divórcio?

Opinião:

Como já é habitual, Christie presenteia o leitor com um mistério intrincado e muito bem estruturado.

O brilhante detetive belga, Poirot, é fascinante de acompanhar: com os seus métodos e raciocínios complexos, a descoberta do culpado pelo leitor torna-se uma tarefa impossível! Por mais que tente encontrar a resolução final ao longo do livro, Christie é magistral no desenvolvimento de um enredo tão repleto de reviravoltas que é impossível apontar numa só direção.

Por fim, à verdadeira moda de Christie, o criminoso revela-se ainda mais diabólico do que esperava. Neste livro sem dúvida que faz jus à sua fama de Rainha indiscutível do Crime!



1 comentário: