RECENTES

sábado, 11 de janeiro de 2014

"Inferno" de Dan Brown [Opinião Literária]




Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Bertrand Editora
Coleção: Série Robert Langdon (nº4)






Sinopse:

«Procura e encontrarás.»

É com o eco destas palavras na cabeça que Robert Langdon, o reputado simbologista de Harvard, acorda numa cama de hospital sem se conseguir lembrar de onde está ou como ali chegou. Também não sabe explicar a origem de certo objeto macabro encontrado escondido entre os seus pertences.

Uma ameaça contra a sua vida irá lançar Langdon e uma jovem médica, Sienna Brooks, numa corrida alucinante pela cidade de Florença. A única coisa que os pode salvar das garras dos desconhecidos que os perseguem é o conhecimento que Langdon tem das passagens ocultas e dos segredos antigos que se escondem por detrás das fachadas históricas.

Tendo como guia apenas alguns versos do Inferno, a obra-prima de Dante, épica e negra, veem-se obrigados a decifrar uma sequência de códigos encerrados em alguns dos artefactos mais célebres da Renascença - esculturas, quadros, edifícios -, de modo a poderem encontrar a solução de um enigma que pode, ou não, ajudá-los a salvar o mundo de uma ameaça terrível…

Passado num cenário extraordinário, inspirado por um dos mais funestos clássicos da literatura, Inferno é o romance mais emocionante e provocador que Dan Brown já escreveu, uma corrida contra o tempo de cortar a respiração, que vai prender o leitor desde a primeira página e não o largará até que feche o livro no final.

Opinião:

Será o mais recente livro de Dan Brown diferente das suas outras obras? Não, não é. De facto, o autor pouco varia dentro da sua fórmula habitual, uma estrutura que sempre lhe trouxe sucesso. Mais uma vez Robert Langdon vê-se arrastado para o meio de uma ameaça a nível global, cuja única hipótese de resolução assenta nos seus conhecimentos e na sua capacidade extraordinária para decifrar os enigmas mais complexos. Admito que esta obra não seja mais do que uma reciclagem do seu modelo habitual de estórias, mas eu confesso-me fã da fórmula mágica de Dan Brown e esta foi mais uma das suas leituras que me prendeu desde o início.

O ritmo é avassalador e o autor inteligentemente compõe capítulos curtos e dinâmicos, que acabam normalmente numa reviravolta ou revelação surpreendentes, de forma a exigir ao leitor que continue a ler. Neste aspeto, Dan Brown é um mestre a criar suspense, sem dúvida.

Outro ponto característico deste autor inclui as inúmeras referências históricas e artísticas que entrelaça no meio da conspiração principal. Adoro ler sobre factos históricos e obras de arte inseridas noutros contextos e Dan Brown não desiludiu aqui. Foi meticuloso na pesquisa que efetuou, o que se traduz numa riqueza impressionante de informação e cultura-geral presente nesta obra. Repleto de detalhes e curiosidades sobre alguns dos seus marcos mais importantes da história, Inferno leva o leitor a visitar a belíssima cidade de Florença. Com descrições maravilhosas, este livro contribuiu ainda mais para a minha vontade enorme de um dia conhecer esta cidade italiana. De igual modo, a abordagem acerca da obra-prima A Divina Comédia é interessante e uma excelente homenagem a Dante.

A vertente científica também se encontra muito bem explorada, centrando-se na temática da sobrepopulação e do transumanismo. Dan Brown teve o seu sucesso através da exploração de temas controversos e este livro não é exceção. O desenlace final é chocante e apela à reflexão: será que os meios justificam os fins? O leitor é confrontado com uma questão moral inusitada: será que o antagonista é um verdadeiro vilão ou serão as suas ações a resposta para um dos mais graves problemas mundiais?

Dan Brown não vos proporcionará uma leitura excecional, muito menos algo inovador, mas é indubitavelmente uma fonte de entretenimento viciante! Li-o num ápice, chegou a um ponto em que não conseguia pousar o livro numa ansiedade tremenda para desvendar todo o mistério. E, para um bom thriller, não poderia pedir mais do que isto.

8 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disseste, do princípio ao fim! Dan Brown é viciante. Só o seu último último, O Símbolo Perdido, é que foi meh... Anjos e Demónios continua a ser o meu favorito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente nunca li "O Símbolo Perdido" mas pelos vistos não perdi muito... "Anjos e Demónios" é também o meu favorito :)
      Dan Brown não é extraordinário mas é sem dúvida viciante!

      Eliminar
  2. Estou com alguma curiosidade em relação a este livro, especialmente depois de ter ficado algo dececionada com O Símbolo Perdido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca li "O Símbolo Perdido" por isso não posso prometer que este seja melhor mas gostei bastante :)

      Eliminar
  3. Gosto muito do Dan Brown!! :D
    Só me falta ler, dele, "Fortaleza Digital" e este, "Inferno"! Os meus preferidos são "Anjos e Demónios" e o "Código da Vinci"! Ambos muito viciantes! :)
    Beijinhos e boas leituras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Anjos e Demónios" também é o meu favorito :) São todas leituras viciantes, é verdade ;)

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  4. Também adoro a fórmula do Dan Brown.
    Já li quase todos os livros dele e o meu favorito é o "Anjos e Demónios" e fiquei com curiosidade neste..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu favorito também é esse :D
      Este "Inferno" não é tão bom mas também não desilude, aconselho ;)
      Beijinhos*

      Eliminar