RECENTES

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"Pátria" de R. A. Salvatore [Opinião Literária]





Título: Pátria
Autor: R. A. Salvatore
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Trilogia do Elfo Negro (nº1)





Sinopse:

Nas profundezas da terra e rodeada de trevas eternas, esconde-se a imensa cidade proibida de Menzoberranzan. Habitada pelos drows, os temidos elfos negros, Menzoberranzan é governada por um complexo sistema de Casas em constante batalha. No meio de uma dessas batalhas nasce uma criança com olhos cor púrpura. A criança, Drizzt Do'Urden, destinada a tornar-se príncipe de uma das Casas, cresce num mundo vil onde a sua própria família não hesita em conspirar, trair e assassinar. Surpreendentemente, Drizzt desenvolve um sentido de honra e justiça completamente estranho à sua cidade. Mas haverá lugar para ele num mundo onde a crueldade é a maior virtude? Venha descobrir Drizzt, o elfo negro, uma das personagens mais lendárias da fantasia. E acompanhe-o na épica e intrépida jornada para longe de um mundo onde não tem lugar... em busca de outro, na superfície, onde talvez nunca o aceitem.

Opinião:

Quando penso em elfos a imagem que me vem à mente é precisamente o estereótipo predominante na literatura fantástica: seres belos e magnânimos, que habitam a floresta e possuem sabedoria e sensatez em grande medida. R. A. Salvatore quebra todas estas convenções ao apresentar-nos os Drows, uma espécie de elfos negros que habitam no subsolo e pouco devem à bondade. Numa sociedade em que impera a sobrevivência do mais forte, onde o homicídio para subir na hierarquia é permitido e encorajado desde que não haja provas que indiquem um culpado, os Drows vivem permanentemente a olhar por cima do ombro se querem sobreviver. Ou então, a aniquilar todas as possíveis fontes de perigo antes de eles próprios serem atacados. A prioridade é aplacar a Deusa Aranha, uma entidade cruel e nefasta que promove a ambição desmedida deste povo.

É precisamente numa batalha para subir na hierarquia, mais concretamente na destruição da Casa DeVir pela Casa Do’Urden, em que nasce o protagonista Drizzt. No seio de uma verdadeira carnificina, em vez de sacrificado à deusa, é permitido a Drizzt que sobreviva. Ao contrário do que seria esperado, este bebé de olhos púrpura revelar-se-á com uma mentalidade completamente oposta à da sua família. Drizzt torna-se num guerreiro excecional, um estratega inteligente e um indivíduo corajoso e destemido, mas com um código de honra que poderá pôr em causa a sua sobrevivência nesta sociedade malévola. Ao longo da estória acompanhamos o crescimento de Drizzt, o seu percurso enquanto jovem aprendiz de guerreiro, à medida que questiona os costumes hediondos do seu povo. Mas será que o seu coração permanecerá puro perante as atrocidades que irá presenciar?

É escusado frisar que o protagonista cativou-me desde o início, mas as restantes personagens não deixam de ser fantásticas. Um especial destaque para Zaknafein, mestre de armas da Casa Do’Urden e o único que partilha a perspetiva de Drizzt; Guenhwyvar, uma pantera negra leal; e mesmo Vierna, uma sacerdotisa e irmã de Drizzt que parece ter uma réstia de compaixão, apesar da sua crueldade.

O universo criado por Salvatore é original, o enredo é fascinante e a narrativa é ao mesmo tempo simples e envolvente. Porém, este é apenas um primeiro volume e é notório que esta é apenas uma introdução a este mundo. Não esperem, pois, um final conclusivo, mas sim um desenlace que alicia o leitor para os próximos volumes.  Recomendo vivamente aos amantes de fantasia pura!

2 comentários:

  1. Olá,

    Este livro está sem a menor duvida muito bom só tenho pena que com a vinda do nosso Elfo Negro para a superfície as coisas não tenham melhorado, gostei muito mais dele de onde é originário.

    Fiquei pela trilogia, ainda assim quem lê este livro quer obviamente saber mais das aventuras e lê se bem :)

    Bjs e boas festas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste da trilogia, tenho os dois próximos volumes à espera na estante :)

      Beijinhos e Boas Festas *

      Eliminar