RECENTES

domingo, 29 de dezembro de 2013

A Thousand Frames: "Eragon"






Título: Eragon
Género: Ação/ Aventura/Fantasia
Realizador: Stefen Fangmeier
Adaptado de: Eragon de Christopher Paolini
Estreia: 14 de Dezembro de 2006
Elenco: Ed Speleers; Jeremy Irons; Sienna Guillory; Robert Carlyle; John Malkovich; Garrett Hedlund







Este era um daqueles filmes que poderia ter sido um sucesso estrondoso. Baseado numa obra com uma legião de fãs e uma qualidade literária bastante aceitável, Eragon prometia uma aventura fantástica e épica. Já me tinham avisado que não era este o caso. Ainda assim, decidi dar uma oportunidade ao filme e esperava que este me cativasse para mergulhar no universo criado por Christopher Paolini. Nada me podia ter preparado para tamanha desilusão.

Enredo:

A estória original narra a aventura de Eragon, um jovem que descobre um ovo de dragão, selando o seu destino para sempre. Ele e o seu dragão, Saphira, tornam-se na única esperança do povo de Alagaësia para derrotar o rei tirano Galbatorix. Deste modo, este filme aparentava uma base sólida para a sua narrativa. Infelizmente, o argumento é tão defeituoso e mal estruturado que impediu qualquer hipótese de sucesso.

Acredito que adaptar um livro tão grande e uma estória com estas proporções não seja nada fácil, mas também não era necessário cortar tanto daquilo que tornava esta estória original. É excessivamente notório a intenção do realizador em encurtar o filme. Mas honestamente, seria preferível um filme mais longo do que estes 90 minutos de cenas mal explicadas, apressadas e incoerentes.

Cenários & Efeitos especiais:

Neste aspeto não tenho nada a destacar, nem no bom nem no mau sentido. Não houve nada que saltasse à vista mas também não impressionou. O guarda-roupa é o típico cliché da Idade Média, com adereços banais e pouco memoráveis. Apesar de tudo, achei o dragão Saphira cativante e apelativo, ainda que um pouco irrealista e demasiado à desenhos-animados.


Elenco:

As más opções de casting são abundantes neste filme. A começar por Ed Speleers (Eragon), que tem carisma mas não é de todo um bom ator, seguido por Sienna Guillory (Arya) e John Malkovich (Galbatorix) com interpretações fracas. Este último não conseguiu transpor o verdadeiro terror e malícia do vilão. Apenas os desempenhos de Jeremy Irons (Brom) e Robert Carlyle (Durza) se salvam no meio de tanta mediocridade.



Principais diferenças entre o filme e o livro:

O principal problema neste filme foi a tentativa falhada de condensar uma estória tão densa num filme tão curto. Só neste aspeto encontramos inúmeras falhas: no início Eragon começa o seu treino em artes máficas, no momento seguinte utiliza feitiços poderosos para destruir pontes; numa cena está a aprender a lutar, a seguir já derrota o seu mentor numa luta. Também nas relações entre personagens se denota esta rapidez irrealista: a amizade com Murtagh é demasiado apressada e mesmo a ligação entre Eragon e Saphira perde muito com o ritmo alucinante da narrativa. O próprio crescimento instantâneo do dragão é ridículo – tentaram uma transição poética em que Saphira voa através de uma nuvem e atinge o seu tamanho adulto, mas falharam redondamente e o resultado foi risível.

Outro aspeto crucial que me incomodou bastante foi a caracterização das personagens. Quase nenhuma das personagens corresponde à sua respetiva descrição no livro! A principal desilusão neste campo foi Arya. Na obra original, esta é uma elfa com roupas escuras e uma personalidade mais fria e dura quando se dirige a Eragon. No filme, a sua aparência é humana, com uma armadura colorida e uma atitude amigável e quase romântica direcionada a Eragon.

Poderia escrever uma dissertação acerca de todos os pequenos (mas significativos) detalhes que modificaram na adaptação desta obra ao grande ecrã, mas não me apetece frisar ainda mais esta desgraça. Apenas destaco as alterações drásticas feitas ao desenlace final, que provavelmente eliminam a sequência lógica da saga e impedem a existência de uma sequela em cinema. O que até é uma excelente ideia porque esta adaptação já foi má o suficiente!


É incrível como um filme com tanto potencial consegue apresentar um enredo em que todos os aspetos positivos da estória são ofuscados por uma péssima execução, denegrindo o original à mediocridade. Um conselho: fiquem-se pelos livros de Paolini, enquanto eu tento apagar da minha mente qualquer recordação deste filme.

 Balanço final: 2/10
                                              

Trailer:

8 comentários:

  1. Este filme foi uma das minhas maiores desilusões de sempre:(

    ResponderEliminar
  2. Pois... realmente é uma pena terem feito o que fizeram. E pensar que fiquei tão contente quando soube que andavam a fazer filme a partir do livro... até que fui ver o filme ao cinema :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino, então nessa altura é que deve ter sido uma desilusão enorme para os fãs da saga! :S
      Eu só li este ano o livro, não adorei mas até gostei de algumas coisas, e mesmo assim fiquei mesmo desiludida...

      Eliminar
  3. Também fui ver ao cinema quando saiu. Entrei contente, saí enervada:P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Único ponto positivo que retiro daqui: ainda bem que não paguei para ver isto no cinema muahahaha xD
      Sorry girls :p

      Eliminar
  4. Estou neste momento a ler o livro mas já vi o filme e concordo contigo, o filme poderia ter ficado muito melhor...
    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo unânime então :p
      Vamos todas tentar esquecer este filme xD
      Beijinhos*

      Eliminar