RECENTES

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"Beijo do Ferro" de Patricia Briggs [Opinião Literária]





Título: Beijo do Ferro
Autora: Patricia Briggs
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Série Mercy Thompson (nº3)





Sinopse:

Mercy Thompson é mecânica de automóveis e uma rapariga tão bela quanto independente. O seu segredo? Consegue mudar de forma. A sua perdição? Não consegue mudar de lealdade. Como tal, quando o seu antigo mentor é preso por assassínio e deixado a apodrecer atrás das grades pela sua própria espécie, Mercy está disposta a arriscar a vida numa missão solitária para limpar o nome dele. Mas a sua lealdade também vai ser testada de outros lados: os lobisomens não são conhecidos pela sua paciência e, se Mercy não se decide entre os dois de quem gosta, Sam e Adam podem fazer a escolha por ela...

Com enredos tortuosos, personagens inesquecíveis e uma escrita dinâmica, Patricia Briggs eleva a fantasia urbana a novos patamares de qualidade.

Criada por lobisomens, Mercy Thompson prepara-se para a aventura da sua vida.

Opinião:

Neste terceiro volume estamos perante o consagrar desta saga dentro das melhores de fantasia urbana! Numa obra repleta de ação, suspense e adrenalina, o leitor é presenteado com uma refrescante sensação de imprevisibilidade, mesmo dentro de um género tão badalado.

Desta vez, o foco está dirigido para a comunidade feérea – criaturas muito peculiares, com um exterior mágico que esconde a sua natureza pérfida –, sendo incutida à nossa protagonista, Mercy, a tarefa árdua de investigar uma série de homicídios que têm como alvo os seres feéreos. Senti falta das personagens vampíricas do volume anterior, com destaque para Stefan, que se mantiveram ausentes nesta estória, mas adorei a abordagem de uma nova raça de sobrenaturais, que tem tanto de fascinante como de insidiosa.

Mais ainda, a investigação de Mercy dá um toque de policial à narrativa, algo que tornou a leitura extremamente viciante. Ainda que a revelação do assassino não tenha sido surpreendente, a sua crueldade no desfecho final foi bastante chocante.

Na verdade, o que mais apreciei neste volume foi o apelo à emotividade, fruto de uma série de acontecimentos que irão para sempre moldar a personalidade da protagonista. Acredito mesmo que este seja um ponto de viragem para Mercy e aqui o leitor ficará a conhecer verdadeiramente a força e a resiliência desta personagem! A autora aborda uma temática muito sensível – a violação –, relembrando que é uma realidade que afeta qualquer género, idade e proveniência. No fundo, é uma mensagem social muito importante nos dias de hoje. A componente psicológica é, por conseguinte, bastante intensa e permite uma maior aproximação entre o leitor e as personagens.

De igual modo, o conflito inerente ao trio amoroso composto por Adam – Mercy – Samuel encontra neste volume uma resolução, que não foi uma surpresa total mas trouxe uma componente mais leve e romântica a uma estória carregada de intensidade.

Após todas estas decisões fulcrais, resta aguardar pela leitura do próximo volume para reencontrar esta protagonista e verificar o rumo que a sua vida tomou em consequência de uma aventura tão emocionante e com consequências tão dramáticas!

0 comentários: