RECENTES

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"Inocência Perdida" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Inocência Perdida
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Na pequena cidade de Innocence, no Mississípi, os dias são compridos, as noites perfumadas e os segredos difíceis de preservar. Mas quando um assassino brutal ceifa as vidas das mulheres mais bonitas do local, amigos e vizinhos são obrigados a perguntar-se se se trata de um estranho à espreita no pântano... ou de alguém mesmo ali ao lado. Esgotada por uma carreira frenética como violinista, Caroline Waverly chega a Innocence na esperança de que a casa da sua falecida avó lhe providencie a tranquilidade de que tanto precisa. Mas Innocence tem algo mais para lhe oferecer: o bonito e encantador Tucker Longstreet. Tucker é conhecido pelos seus romances curtos e superficiais. Mas quando vê Caroline sente que ela é diferente de todas as mulheres que conheceu. A reservada violinista também sente uma excitação inesperada ao pé dele, mas quando descobre a terceira vítima nas águas pantanosas por trás da sua casa e Tucker é considerado o principal suspeito, o seu caso de Verão pode transformar-se num caso de... vida ou morte.

Opinião:
Quem já leu uma obra de Nora Roberts conhece a dinâmica multifacetada das suas estórias: sempre com uma componente de suspense a acompanhar um bom romance. Habitualmente é a dimensão romântica que me atrai mais nos seus livros, a evolução da relação mesmo perante todas as dificuldades… Mas neste caso foi a componente criminal que mais me entusiasmou!
Uma pequena cidade de Mississipi (EUA), Innocence, é assolada por uma onda de homicídios brutais, algo que vai alterar completamente a maneira como cada habitante perceciona a sua pequena comunidade. Adorei a tensão que a autora cria ao longo de toda a estória, com momentos que aceleram o coração e impelem o virar impulsivo de cada página!
Mas não podemos descurar o romance presente nesta estória. Nora Roberts consegue atingir o equilíbrio perfeito entre dois géneros bem distintos, com momentos que agradarão a diferentes tipos de leitor. O casal protagonista é extremamente carismático: Tucker com o seu feitio divertido, relaxado e encantador, junta-se a Caroline, reservada, insegura, com uma vulnerabilidade adorável.
Destaco também as personagens secundária que dão cor a toda esta obra. Gostei de acompanhar as pequenas nuances das relações entre os diferentes habitantes de Innocence, o quotidiano de uma pequena comunidade e as tradições do Sul dos EUA. Em suma, esta é uma obra bem estruturada, equilibrando ação e suspense com momentos doces e ternurentos, segundo a fórmula habitual de Nora Roberts.

2 comentários:

  1. Nunca li este mas pareceu-me bem interessante:) Principalmente porque realçaste que tem uma forte e interessante componente criminal. Beijos

    ResponderEliminar