RECENTES

domingo, 2 de junho de 2013

"Cell - Chamada para a Morte" de Stephen King [Opinião Literária]

Título: Cell – Chamada para a Morte
Autor: Stephen King
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
Não é à toa que cell (telemóvel) rima com hell (inferno)...
Um de Outubro. Está uma tarde soalheira e Clayton Rydell caminha alegremente pela Boylston Street em Boston. A vida corre-lhe bem: acabou de assinar um contrato para a criação de um livro de banda desenhada. No entanto, tudo vai mudar muito rapidamente, quando uma explosão de energia transforma em máquinas assassinas todos aqueles que naquele preciso instante tinham um telemóvel encostado ao ouvido.

Opinião:
Este é um excelente thriller, com uma premissa algo perturbadora: um impulso elétrico propagado por um dos acessórios mais utilizados no nosso quotidiano – o telemóvel – transforma a população humana em brutais assassinos, autênticos zombies sedentos de sangue.
O autor, verdadeiro mestre do terror, cria um ambiente tenso e arrepiante, elevando o suspense a outro nível. Algumas passagens são fortes e bastante descritivas, sem se esquivar às descrições de mutilações, assassínios e feridas grotescas, capazes de revolver o estômago de qualquer leitor.
A narrativa é desenvolvida de uma forma bastante cinematográfica, explorando a veia de terror na estória e sem grande espaço para reflexões ou exploração da condição humana. Apesar de sentir falta deste aspeto, confesso que por vezes é refrescante uma leitura mais leve e com grande suspense à mistura.
As personagens são diversificadas e interessantes, ainda que um pouco unidimensionais. Acompanhamos Tom, cujo gato lhe salvou a vida ao destruir-lhe o telemóvel, Alice, uma jovem atacada pela própria mãe durante o estranho acontecimento, Jordan, um adolescente fascinado pela Informática, e, finalmente, Clay, cujo único objetivo se centra em reunir-se com a sua família. Juntos procedem a uma análise meticulosa dos padrões dos humanos afetados, na esperança de perceber a lógica por detrás de tudo o que aconteceu. Pouco a pouco, são desvendadas algumas particularidades destes seres, embora, no final, gostava que toda esta mitologia tivesse sido mais explorada. O final, inclusive, é demasiado abrupto e não satisfaz completamente o leitor.
Em geral, este livro proporcionou-me exatamente o que procurava: uma leitura leve, estimulante, que se lê num fôlego!

0 comentários: