RECENTES

sexta-feira, 24 de maio de 2013

"Refúgio" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Refúgio
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Jo Ellen, fotógrafa de renome, pensava ter fugido à casa chamada Refúgio há muito tempo. Ali passara os seus anos mais tristes, depois do desaparecimento inesperado da mãe. Contudo, a casa que encima as praias exóticas de uma ilha ao largo da Geórgia continua a assombrá-la. E agora, mais assustadoras ainda são as fotografias que alguém lhe começa a enviar: primeiros planos sinistros e puros, culminando no retrato mais chocante de todos, o da mãe... nua, bela e morta. Jo terá de regressar à ilha da sua infância e à família que procurou esquecer. Com a ajuda de um homem, descobrirá toda a verdade sobre o seu trágico passado. Mas o seu Refúgio pode revelar-se o local mais perigoso de todos...

Opinião:
Nora Roberts voltou a encantar-me com mais uma das suas excelentes obras românticas com uma pitada de suspense. Neste caso, é bem mais do que uma pitada. Para mim este é provavelmente o livro mais dark e algo violento da autora. Não que seja propriamente obsceno ou atemorizador, simplesmente, em comparação com os restantes que já li, pareceu-me mais descritivo nas partes dos crimes. Por conseguinte, foi uma leitura emocionante, embora, perto do final, tenha adivinhado o autor dos crimes.
As personagens oferecem um leque enorme de personalidades e emoções, despertando no leitor empatia e dando cor à estória. Esta incide sobre três casais muito diferentes mas igualmente cativantes. Jo, Brian e Alexa são irmãos cujas vidas são assombradas pelo abandono da mãe e pela ausência emocional do pai. Cada um luta contra o sofrimento, isolando os seus corações e vivendo cada um por si, até ao dia em que Jo regressa a casa. Esta situação finalmente os obriga a confrontarem o passado, a reencontrarem-se enquanto família e a redescobrirem o poder do amor – junto com Nathan, Kirby e Giff. Neste sentido, apreciei bastante a dinâmica familiar nesta estória.
No entanto, surge novamente o meu problema com estes livros que abordam três casais em simultâneo: sinto sempre que falta algo com qualquer um deles. Acabo sempre por me sentir defraudada porque espero sempre mais momentos com cada par, muito embora seja praticamente impossível em apenas um livro.
Ainda assim, foi uma leitura aprazível, com a carga emocional a que Nora Roberts já nos habituou, sem dúvida estimulante!

2 comentários:

  1. Concordo contigo, é mesmo dos livros mais dark da Nora Roberts. Confesso que a parte descritiva dos crimes me custou um pouco a ler. Mas tirando isso, foi um excelente leitura! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é muito usual na autora mas até gostei desta sua outra faceta :)

      Eliminar