RECENTES

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"A Villa" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: A Villa
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Sophia é a herdeira do negócio de vinhos da próspera família Giambelli. Sob ordens da sua avó, ela tem de aprender todas as etapas da produção de vinho. O seu tutor, Tyler MacMillan, é um jovem atraente com uma grande paixão pelas vinhas, mas apenas desprezo pelo mundo de negócios. À partida, esta promete ser uma parceria difícil, mas quando a reputação dos vinhos Giambelli começa a ser misteriosamente atacada, a difícil relação transforma-se num inesperado romance. Infelizmente alguém ambiciona destruir mais do que o negócio de vinhos. Mas só quando o pai de Sophia é morto e os membros da família se tornam suspeitos, é que a verdadeira dimensão da ameaça é revelada. Será que a própria família Giambelli está em risco? E o que pode um frágil amor fazer perante tamanha teia de manipulação?

Opinião:
Neste livro Nora Roberts brinda-nos com uma saga familiar, tendo como pano de fundo a cultura do vinho. Aqui aprendemos todo o processo da indústria vitivinícola, desde as técnicas de cultivo da uva até à venda do produto, englobando as vindimas, a produção do vinho, as sessões de prova, os rótulos e a publicidade…  No fundo, uma abordagem completa e bem explorada acerca de uma temática muito interessante.
A narrativa alterna entre a Califórnia (EUA) e a Itália, sendo o ponto fulcral a família Giambelli que, como bons italianos, prezam a família acima de tudo. Um dos pontos mais positivos nesta estória são as personagens femininas fortes, três mulheres de negócios aliadas a homens que as apoiam e complementam: Tereza (La Signora), a matriarca e chefe dos negócios da família em conjunto com Eli, seu marido há muitos anos, um amor duradouro assente na amizade e honestidade; Pilar, uma mulher vítima de traições e desgostos mas que apenas quer esquecer o passado e encontrar o seu lugar na empresa, encontrará em David uma razão para voltar a acreditar no amor; Sophia, uma jovem inteligente e independente que encontra em Tyler o seu absoluto oposto e, no fundo, o seu complemento perfeito! A componente romântica neste livro é obviamente fragmentada, o que me deixou por vezes frustrada pois queria mais momentos entre alguns dos casais.
Como já seria de esperar, esta estória de amor tem um percurso sinuoso até atingir o final feliz: alguém parece encontrar no homicídio a forma perfeita de se vingar desta família. No que diz respeito a este vilão, não senti grande suspense. Não há liberdade para imaginação ou grandes devaneios, as pistas estão todas lá e são fáceis de seguir. Ainda existem algumas surpresas no final mas não considero a explicação final para a vingança muito bem delineada.
Apesar de tudo, é um drama familiar como os que Nora Roberts sabe tecer tão bem, em que o amor, a intriga e a união são palavras-chave.

2 comentários:

  1. Este é um dos meus livros favoritos dela. *.* Não sei porquê mas arrebatou-me de modo que já o reli e quero tê-lo na minha estante. Ainda me lembro tão bem da cena onde há o problema dos travões. Ainda bem que a filha do David era bem espertinha :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh queria tanto que me tivesse arrebatado assim :( Ainda por cima aborda um tema tão interessante (a indústria do vinho)... Mas não me fascinou assim tanto, é pena...
      Beijinhos*

      Eliminar