RECENTES

sexta-feira, 26 de abril de 2013

"O Mistério de Sittaford" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: O Mistério de Sittaford
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº29)

Sinopse:
Numa casa de campo isolada, seis pessoas preparam-se para uma sessão de espiritismo. À volta da mesa, a tensão aumenta quando os apelos são atendidos e os espíritos se fazem ouvir através de uma mensagem arrepiante: “O capitão Trevelyan… morto… crime.”
Terá isto sido fruto de magia negra ou poderá não ter passado de uma piada macabra? A única forma de esclarecer a situação é localizar o visado.
Infelizmente, Trevelyan mora a alguns quilómetros de distância. Com a neve a bloquear as estradas, alguém terá de enfrentar o temporal e a escuridão da noite, e fazer o percurso a pé… Para encontrar Trevelyan assassinado.

Opinião:
Este é um mistério denso e intrigante, pontuado por um ambiente de espiritismo e magia. Afinal, terá sido um espírito a fazer o prenúncio arrepiante de uma morte? E como é que o assassino terá conseguido escapar com o temporal que bloqueou as estradas? Gostei bastante deste ambiente diferente, repleto de misticismo, em que nada é o que parece.
Sem o contributo de Poirot ou Miss Marple, este é mais um livro com uma investigação amadora. As personagens são caricatas e envolventes, apesar de necessitarem de um desenvolvimento mais profundo.
No final, apesar de ter algumas suspeitas, não consegui deslindar completamente este crime. É impossível não admirar a capacidade genial de Christie para elaborar enredos complexos e mistérios tão intrincados!

0 comentários: