RECENTES

domingo, 28 de abril de 2013

"A Dança dos Dragões" de George R.R. Martin [Opinião Literária]

 
Título: A Dança dos Dragões
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Crónicas de Gelo e Fogo (nº9)

Sinopse:
O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?

Opinião:
Neste volume regressam as personagens que tanto amamos, mas nenhuma está a salvo num enredo que se adensa e com tantas reviravoltas!
A Dança dos Dragões enquadra-se num espaço temporal paralelo aos volumes anteriores (O Festim dos Corvos e O Mar de Ferro), o que por vezes pode ser confuso. Por vezes senti-me algo frustrada por querer saber o que acontecerá a seguir mas compreendo a necessidade de abordar todos estes acontecimentos que não foram explicados nos livros prévios. Afinal de contas, é neste volume que regressam algumas das minhas personagens favoritas!  
Finalmente descobrimos o que aconteceu na Muralha, nas terras para além dela e nas Cidades Livres. Jon Snow continua a ser uma das minhas personagens prediletas e neste volume ganha mais destaque pelo seu cargo como Comandante da Muralha. Apesar de jovem, Jon demonstra uma extraordinária maturidade, coragem e determinação. Também Daenerys enfrenta grandes dificuldades durante o seu governo em Meeren. Aprecio a sua vulnerabilidade, o facto de não ser perfeita e cometer grandes erros, o que a torna mais humana e cativante. Por outro lado, foi bom rever Tyrion, com o seu humor mordaz e fabulosa perspicácia, apesar da sua faceta atual: quebrado e atormentado pelo fantasma do seu pai.
Embora com um ritmo mais lento, as surpresas e os desenvolvimentos chocantes permanecem uma característica inerente a esta saga. As intrigas continuam e é crucial dispor de alguma atenção aos diálogos para perceber as revelações nas entrelinhas. Mais do que nunca fui levada a especular sobre o desenlace final e a sensação de que este se aproxima e será excecional é inevitável!

2 comentários:

  1. Mónica, és terrível! Sabes só me falta este e o seu "irmão" das Crónicas para ler e estou a tentar conter-me e tu vens com uma opinião destas para aqui. É mesmo para me desencaminhar! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muahahaha, o meu plano malévolo funcionou xD
      Também me falta ler o "irmão" deste, estou ansiosa! :D
      Esta saga desencaminha qualquer pessoa, é com cada reviravolta e mistérios, deixam-me louca!

      Eliminar