RECENTES

segunda-feira, 4 de março de 2013

TAG: Livros de infância e juventude


Em resposta à tag concebida pela Catarina R. do blogue Sonhar de olhos abertos, venho aqui falar de alguns livros que, por uma razão ou outra, marcaram a minha infância e juventude.

1) Qual o livro ou colecção que foi o teu primeiro “vício” de leitura, que não conseguias parar de ler?

Tal como a Catarina (e aposto que como muitas outras pessoas) tudo começou com a coleção “Os Cinco” da autora Enid Blyton. Foi com estas estórias que o vício da leitura surgiu e (felizmente) nunca mais me largou!

2) Quais os 3 livros ou colecções que marcaram a tua infância?

Para além da coleção “Os Cinco”, tenho que destacar a coleção “As Gémeas”, também da mesma autora, e a coleção “Uma Aventura” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

  
 
3) Quais os 3 livros ou colecções que marcaram a tua juventude?

Em primeiro lugar, hoje e para sempre, tenho que mencionar a saga “Harry Potter”, que sempre terá um lugar muito especial no meu coração! Na altura também era uma autêntica viciada na coleção “Arrepios” de R. L. Stine e nos livros da “Buffy, a Caçadora de Vampiros” de Richie Tankersley Cusick.

  
 
4) Escolhe até 3 livros que consideras que foram simbólicos durante o teu crescimento enquanto pessoa e leitora. + 5) Escolhe 3 livros que leste durante a tua juventude e que te fizeram olhar para o mundo de uma forma diferente. [Decidi responder a estas duas perguntas em simultâneo porque penso que se complementam]

Os três livros mais marcantes da minha infância/juventude são:

·         “As Mulherzinhas” (Louisa May Alcott): um clássico da literatura inglesa que me fez querer ser uma melhor irmã mais velha (confesso que era um terror autêntico para a minha maninha mais nova; se bem que ela não ficava muito atrás, não senhora!)

·         “O Principezinho” (Antoine de Saint-Exupéry): tantas mensagens profundas sobre a vida e a natureza humana num livro tão pequeno!  

·         “Veronika decide morrer” (Paulo Coelho): um livro um pouco pesado para a idade em que o li e que talvez por isso me tenha marcado bastante. Fez-me refletir sobre a identidade pessoal, a pressão de seguirmos por um determinado caminho que todos parecem seguir, e o sentido da vida…

  
 
6) Quais as personagens que mais marcaram a tua infância e juventude?

Pfff… vou concordar com a Catarina e eleger: todas as personagens da saga “Harry Potter”! Acho que não são necessárias explicações… --‘


7) Qual o teu escritor preferido de literatura infantil e/ou juvenil?

Correndo o risco de me tornar repetitiva mas tenho que escolher a J.K. Rowling. A ela lhe devo muitas das boas horas que passei no mundo fantástico que criou, ao qual durante muito tempo ansiei pertencer. 

Responder a estas perguntas trouxe-me uma nostalgia tremenda! E uma grande curiosidade… será que se agora, muito mais velha e sábia (*cof* not really *cof*), relesse algum destes livros teria o mesmo impacto? Ou será melhor preservar o sentimento que associo a cada um deles, sem correr o risco de perder esta magia?
Que acham? Alguém já experimentou reler os seus livros favoritos de infância?

6 comentários:

  1. Olá Mónica, realmente os livros de infância marcam-nos para toda a vida não é?
    Eu prefiro não reler os livros que li quando era pequena. Tenho medo de estragar o impacto que eles tiveram na minha vida. Agora provavelmente a história não seria tão cativante, acharia as personagens/escrita infantis...não sei..mas prefiro que esses livros pertençam apenas à minha infância, sem ter de lê-los com olhos de adulta :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é por isso que nunca reli os meus livros de infância, não quero perder a magia que me trouxeram ^^
      De facto os livros de infância marcam-nos para toda a vida!

      Eliminar
  2. Obrigada por teres respondido à minha TAG:)Temos realmente gostos e experiências semelhantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh não tens que agradecer, foi uma TAG bem divertida :) E sim, realmente temos muitos em comum :P

      Eliminar
  3. Viva o Harry Potter! Pois pensando nessa coisa de reler os livros da infância/juventude, a verdade é que há alguns que já reli e já não me fascinam como na altura. Por outro lado, há alguns que mantêm os fascínio... Hello Harry Potter xD
    Beijinho

    ResponderEliminar