RECENTES

quinta-feira, 21 de março de 2013

"Em Chamas" de Suzanne Collins [Opinião Literária]

Título: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Coleção: Os Jogos da Fome (nº2)

Sinopse:
Pela primeira vez na história dos Jogos da Fome dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Mas o que para Katniss e Peeta não passou de uma estratégia desesperada para não terem de escolher entre matar ou morrer, para os espectadores de todos os distritos foi um acto de desafio ao poder opressivo do Capitólio. Agora, Katniss e Peeta tornaram-se os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar…

Opinião:
Após a leitura do primeiro volume desta saga, não hesitei em atirar-me de cabeça a este segundo livro. Logo após os acontecimentos finais de Os Jogos da Fome, acompanhamos o regresso de Katniss e Peeta ao Distrito 12 e à agitação que gradualmente se forma por toda a nação de Panem. O derradeiro ato de desespero efetuado por Katniss no final do volume anterior é o catalisador para uma rebelião que ferve dia após dia na maior parte dos distritos. A primeira parte deste livro é, portanto, um pouco mais passiva, mais orientada para as intrigas e manipulações do Capitólio e a revolta das populações, cansadas de serem oprimidas.
No entanto, o Capitólio prepara a sua vingança, na forma de mais uns Jogos da Fome, comemorando os seus 75 anos com uma edição especial, na qual os tributos são vencedores passados de cada Distrito. Katniss e Peeta são mais uma vez atirados para a arena e forçados a lutar pela sua sobrevivência. Contudo, os restantes tributos já não são jovens manipuláveis e temerosos, são lutadores e sobreviventes, com muitos truques escondidos nas mangas… Adorei o foco que é dado neste livro aos restantes tributos, pois permitiu que me envolvesse emocionalmente com estas personagens, tornando os capítulos na arena absolutamente entusiasmantes! Sem dúvida que compensou o ritmo mais lento da parte inicial do livro.
O enredo continua a apelar a uma consciência social mais humanista, na medida em que expõe o contraste entre os distritos responsáveis pelas atividades básicas, mais pobres, e os distritos associados à tecnologia, onde predomina a riqueza e o poder. É, pois, estabelecido um paralelismo com os países em desenvolvimento e os países desenvolvidos presentes na atualidade, caracterizada pelo fosso social que conhecemos tão bem. Suzanne Collins critica a sobrevalorização dos bens materiais e supérfluos, em detrimento dos recursos básicos à vida humana, assim como a exploração e exclusão social que incrementa a distância entre aqueles que detêm o poder e os que vivem na pobreza.
Katniss mantém-se uma protagonista excecional. É uma personagem muito realista, com dúvidas, defeitos e inseguranças que apenas contribuem para a criação de uma forte empatia com esta jovem. É o seu espírito crítico e a sua visão humana que estabelece o rumo para esta estória tão pujante. Uma saga a não perder!

4 comentários:

  1. Estou à procura desta trilogia a um preço acessível para devorá-la!

    Tens um selinho no meu blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo que ler, vais devorá-la de certeza!
      E obrigada pelo selo, és um amor! :D

      Eliminar
  2. Li o primeiro livro depois de ver o filme e por isso não teve um grande impacto (apesar de o ter adorado) e, tal como tu, depois de ler o primeiro mal pude esperar por começar o segundo e juro que ficava noites a ler à luz do telemóvel para a minha mãe não saber que eu ainda estava acordado. A revelação dos novos Jogos da Fome em que Katniss e o Peeta têm de participar outra vez é simplesmente um dos melhores twists que já li. Para não falar no final que deixa tudo em aberto e preparado para o terceiro livro que, espero, irei ler em breve. Só uma coisa é que me faz impressão e é a palavra Capitólio que, não sei porquê, soa-me bastante mal. Creio que em inglês (Capitol) fica muito melhor :p

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe que manhoso, também já tive uma fase em que à noite tinha que ler à luz do telemóvel para a minha mãe não se passar comigo xD
      Ai nem me fales do final deste livro, acaba de uma forma que me fez berrar por não ter o 3º livro já ao lado!!
      De facto Capitol soa bem melhor, não que Capitólio me faça grande impressão mas soa um bocado mal realmente... xD

      Beijinhos e boas leituras! :)

      Eliminar