RECENTES

quarta-feira, 6 de março de 2013

"Herança de Vergonha" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Herança de Vergonha
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]
Coleção: Trilogia da Herança (nº3)

Sinopse:
Shannon Bodine é ilustradora numa das mais prestigiadas agências de publicidade de Nova Iorque. Mas a sua vida dá uma reviravolta quando descobre a identidade do seu verdadeiro pai: um irlandês chamado Thomas Concannon. Respeitando a última vontade da falecida mãe, Shannon ganha coragem e viaja até à distante Irlanda. Mas quando lá chega, a sua solidão e vergonha desaparecem no acolhimento da família que ela nem sabia existir. E na linda paisagem irlandesa, impregnada de lenda e misticismo, Shannon descobre finalmente a possibilidade de um amor que estava predestinado... Herança de Vergonha termina a história das irmãs Concannon, mulheres dos nossos dias, ligadas pelo espírito intemporal da sua terra.

Opinião:
Neste último livro da Trilogia da Herança finalmente conhecemos a americana Shannon, a terceira filha de Tom Concannon e a irmã desconhecida de Maggie e Brianna. Fora do seu contexto natural – o ritmo agitado de Nova Iorque –, Shannon terá que enfrentar uma família cuja existência desconhecia. Será ela capaz de abraçar as suas origens e os laços de sangue que a ligam à Irlanda?  
Shannon é uma mulher moderna, elegante, sensual, prática e inteligente. Foi deveras interessante observar a sua rendição ao ambiente calmo e tradicional irlandês, principalmente para quem inicialmente parecia tão fechada à perspetiva de mudança. Para a ajudar a abrir a sua mente a este novo contexto encontra as suas irmãs Maggie e Brianna (cada uma à sua maneira) e claro, Murphy.
 Murphy é uma personagem encantadora, que foi desenvolvida progressivamente ao longo dos dois livros anteriores e com quem o leitor rapidamente simpatiza. É um homem simples, calmo e paciente, um amigo fiel, que sempre desempenhou o papel de irmão tanto para Maggie como para Brianna. Trabalhador, sonhador, com um grande talento para a música e uma fé inabalável na magia do passado, Murphy perde-se por completo num amor à primeira vista por Shannon. Contudo, poderá uma relação se desenvolver entre duas pessoas tão diferentes e com estilos de vida tão distintos? Para Murphy a resposta é afirmativa e, com a sua paciência e determinação, decide cortejar Shannon. Esta resiste perante a perspetiva de abandonar tudo o que sempre conheceu, a sua vida em Nova Iorque, por um destino completamente desconhecido. Por conseguinte, o ritmo nesta obra é mais lento mas nem por isso menos aprazível. O desenvolvimento desta relação, lento e gradual, fornece ao leitor momentos muito agradáveis e encantadores.  
Paralelamente ao florescer deste romance, as outras personagens que aprendemos a amar – Maggie e Rogan, Brianna e Grayson – prosseguem com o rumo natural das suas vidas. A família Concannon cresce cada vez mais, com os enjoos de Maggie e os pequenos e adoráveis Liam e Kayla.
Esta é uma saga familiar absolutamente imperdível! Um conjunto de personagens que terão sempre um lugar especial no meu coração e uma saga que permanece num pedestal no universo das minhas leituras!

8 comentários:

  1. Achei este decepcionante... mas o buzica era uma fofura *_*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh eu gostei ^^ Não tão bom como o 2º mas muito lá perto :)
      E sim, uma fofura *.*

      Eliminar
    2. O meu problema foi embirrar com a Shannon -.-

      Não suportei a mulher

      Eliminar
    3. Pois, embirrando com uma personagem é difícil apreciar a estória :/
      Mas o Murphy compensou não? ^^

      Eliminar
    4. ahhh... aqui entre nós que ninguém nos ouve, eu gostei do Murphy, mas em comparação como o meu homem ou o teu homem... bem, achei-o fraquiiiinho.

      Porém merecia melhor que a Shannon *me being bitchy* xD

      Eliminar
    5. Love your bitchiness xD
      Sim, em comparação com o meu home' e o teu home', o Murphy fica um bocadinho abaixo vá...

      Eliminar
  2. É mesmo uma trilogia fascinante. É uma das minhas favoritas da Nora Roberts :)
    Beijinho

    ResponderEliminar