RECENTES

sexta-feira, 1 de março de 2013

"Encontro Inesperado" de Jill Mansell [Opinião Literária]

Título: Encontro Inesperado
Autora: Jill Mansell
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Na véspera do seu casamento, Poppy Dunbar conhece Tom. Ele é alto, atraente, dono de um sorriso irresistível, e Poppy não consegue livrar-se da sensação de o ter conhecido toda a vida. Combinam um encontro mas a jovem não tem coragem para aparecer. O problema é que também já não consegue avançar com o casamento. Ganhando subitamente fama de destruidora de corações, Poppy decide partir para Londres e começar tudo de novo. Instala-se na casa boémia de Caspar French, um belíssimo jovem artista com reputação de sedutor, mas nem assim consegue esquecer Tom. E enquanto não o voltar a ver, nunca saberá se o encontro deles estava destinado, ou se foi apenas uma questão de timing...

Opinião:
Quem aprecia Jill Mansell conhecerá com certeza a fórmula para os seus livros: uma panóplia de personagens com as suas particularidades e excentricidades, cujas vidas se entrelaçam numa estória de amor onde nunca falta uma o seu característico humor mordaz. Este livro não é certamente a exceção, proporcionando ao leitor momento de puro deleite perante tantas reviravoltas emotivas e surpreendentes.
As idiossincrasias de cada personagem foram bem exploradas e cada uma é única e singular, fornecendo diferentes vozes e perspetivas à narrativa. Porém, após metade do livro, deixei de me interessar pelo desenlace de grande parte das personagens. Algmas das relações que floresceram ao longo da estória pareceram-me um pouco forçadas e as personagens começaram todas a soar bastante fúteis e implicantes. Não me identifiquei particularmente com nenhuma e, para mim, foi isto que determinou a minha opinião mais negativa sobre este livro. Simplesmente não me cativou, principalmente em comparação com as outras obras que li desta autora.
Contudo, gostei da mensagem final transmitida pela estória: será que uma primeira impressão arrebatadora é suficiente para estabelecer uma relação estável e duradoura? E já agora, o amor à primeira vista existe realmente? É simplesmente fascinante a capacidade de Jill Mansell em criar cenários onde reina a imprevisibilidade do destino, relembrando-nos que a vida dá muitas voltas e que o que parece tão delicioso no início pode ter um final bem amargo.
No fundo, uma boa descrição das relações humanas que apenas falhou no âmbito da empatia que não consegui estabelecer com as personagens. Porém, continua a ser um bom exemplo dos romances intrincados e repletos de situações caricatas, aos quais a autora já nos habituou.

2 comentários:

  1. Este não é dos meus favoritos da Jill Mansell. Gostei da base da história, de toda a imprevisibilidade, mas apesar de não me lembrar já muito bem da história, sei que não me arrebatou como alguns livros dela já o fizeram.
    Beijinho

    ResponderEliminar