RECENTES

domingo, 3 de fevereiro de 2013

"A Cidade dos Deuses Selvagens" de Isabel Allende [Opinião Literária]


Título: A Cidade dos Deuses Selvagens
Autora: Isabel Allende
Editora: Difel
Coleção: As Memórias da Águia e do Jaguar (nº1)

Sinopse:
Alexander Cold embarca com a sua temerária avó numa perigosa expedição da International Geographic ao Amazonas. A sua missão e a dos seus companheiros de viagem - um célebre antropólogo, um guia local e a sua filha, Nádia, e uma médica - é capturar o lendário Abominável Homem da Selva, mais conhecido como "a Besta".
No mundo oculto da impenetrável selva tropical, Alexander descobre muito mais do que imaginara. Coma força do jaguar e da águia, guias espirituais de Alex e Nádia, os dois jovens deixam-se conduzir pelo invisível Povo da Neblina numa apaixonante e inesquecível aventura, e encaminham o leitor numa viagem por um território misterioso, onde se esbatem os limites entre a realidade e o sonho, onde homens e deuses se confundem, onde os espíritos andam de mão dada com os vivos.

Opinião:
Este livro dá início a uma trilogia juvenil repleta de misticismo e aventura, como não poderia deixar de ser para uma autora como Isabel Allende. Com uma escrita fluída e belíssimas descrições da floresta amazónica, embrenhamo-nos num cenário exótico e numa lição moral acerca dos crimes ambientais e atentados à Natureza que ainda hoje se cometem nesta região.
A autora alia maravilhosamente a aventura com uns toques de fantasia. É uma leitura rápida, empolgante, um livro que se lê num fôlego. Apesar de alguns elementos mais previsíveis e diálogos notoriamente infantis – afinal, é uma estória juvenil – é uma obra que aconselho mesmo aos leitores mais velhos, pois certamente ficarão encantados.

12 comentários:

  1. Já li este livro mas foi há muito tempo (para aí uns 4 anos) e já não me lembro muito bem da história. Lembro-me de algumas coisas e de, na altura, ter gostado muito e também me lembro de ouvir a música "Adiemus" da Enya enquanto o lia porque parecia que o livro tinha sido escrito ao som desta música :p A ver se um dia o volto a ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro muito bonito, como todos os livros da Isabel Allende (não preciso de dizer que sou grande fã) :) Fui ouvir essa música que referiste e realmente tem muito a ver com a estória :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada!! :D Já tinha recebido este mas vou acrescentar as respostas às tuas perguntas ao post que já fiz :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Isabele Allende será uma das autoras que quero ler este ano... Nunca li nada dela! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro os livros dela :) O meu preferido é "A Casa dos Espíritos", fica a sugestão :P

      Eliminar
  4. Já li alguns livros da Isabel Allende, mas sinceramente nos últimos anos não tenho lido nada...
    O primeiro livro que li dela foi este! Sei que na altura adorei e que, da trilogia, foi o que gostei mais :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro magnifico, este ano vou tentar ler o segundo da trilogia! Achas que mantém a qualidade?

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Vou te ser sincera. Não me lembro!! :p
      Já li a trilogia há muitos anos....a única ideia que tenho é que gostei :)

      Eliminar
    3. É o que interessa xD
      Obrigada na mesma :P

      Eliminar
  5. Olá,

    Por acaso gosto muito desta escritora e já li as aventuras dos nossos amigos jaguar e águia (se não estou em erro), embora sendo uma literatura mais para o juvenil, não deixa de ser um livro com uma forte mensagem, acima de tudo é urgente preservar a Amazónia.

    Os livros seguintes tmabem são engraçados, embora o livro que mais gostei desta escritora, foi mesmo a Casa dos Espiritos, muito bom.

    Mas ainda quero ler mais uns livros dela, pode não ser já este ano pois já li um escritor Chileno este ano Luis Sepulveda, e quero ler livros de escritores de nacionalidades diferentes para fugir um pouco à fantiasia ;)

    Se gostaste deste, então os outros tambem te vão agradar :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu preferido da Isabel Allende é também "A Casa dos Espíritos", é um dos melhores livros que já li, muito bom mesmo! :)

      Do Luís Sepúlveda ainda tenho o "Encontro de amor num país em guerra" à espera da sua vez na estante --'
      É um desafio engraçado, tentar ler autores de nacionalidades diferente, por acaso é algo a que nem costumo prestar muita atenção... Devia tentar variar, leio maioritariamente escritores norte-americanos :/

      Este ano vou ler o seguinte desta saga, ainda bem que dizes que são bons :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar