RECENTES

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"O Conde de Monte Cristo" de Alexandre Dumas [Opinião Literária]


Título: O Conde de Monte Cristo
Autor: Alexandre Dumas
Editora: Publicações Europa-América

Sinopse:
O romance O Conde de Monte Cristo foi publicado em 1844 e, juntamente com Os Três Mosqueteiros, publicado também nesse mesmo ano, constitui uma das obras mais importantes do seu autor e da literatura romântica francesa do séc. XIX. Nela é narrada a terrível história de Edmond Dantès, um jovem e cândido marinheiro. Acusado injustamente por aqueles que acreditava serem seus amigos, é condenado a passar catorze anos na prisão do castelo de If. Antes da traição Dantès era um homem feliz, com um futuro promissor junto da doce e bela Mercedes, a sua prometida. Mas os seus planos de futuro serão comprometidos e os seus anos de juventude desperdiçados numa masmorra.
Durante a sua reclusão, fará amizade com o abade Faria, outro prisioneiro político injustamente condenado. Este ensinar-lhe-á ciência, filosofia, literatura e línguas, melhorando a sua fraca formação, e revelar-lhe-á também a existência de um tesouro escondido e como chegar até ele. Como se já não fosse suficiente, Faria também ajudará Dantès na sua fuga da prisão. Quando o abade morre, Dantès escapa disfarçado na sua mortalha, a qual é lançada ao mar.
O nosso marinheiro é agora outra pessoa. Uma vez na posse do tesouro converte-se no Conde de Monte Cristo, um homem instruído e poderoso, cuja alma foi corrompida pelo desejo de vingança. Ferido no mais fundo do seu ser, acredita gozar do favor divino quando assassina inocentes para fazer os seus antigos inimigos pagar os danos irreparáveis que lhe causaram. Depressa se surpreenderá perante o seu próprio comportamento e procurará refazer a sua vida longe do passado.

Opinião:
Este é sem dúvida um clássico literário brilhante, com uma narrativa excecionalmente bem constituída e personagens fascinantes. É uma obra que tem um pouco de todos os elementos literários que mais aprecio: romance, mistério, um ambiente histórico bem descrito e um enredo que me cativou até ao desenlace final.
Nesta obra assistimos à evolução da personagem principal, Edmond Dantés, inicialmente ingénuo, honrado e altruísta e que rapidamente adquire uma sede de vingança implacável, após ter perdido tudo às mãos dos seus inimigos. Dantés traça um plano malévolo para se vingar de todos aqueles que o acusaram injustamente. Assistimos à execução precisa deste plano e acabamos por incentivar o progresso de Dantés na sua busca por justiça. Contudo, rapidamente nos apercebemos que a vingança nunca o satisfaz completamente, apenas o incita a continuar nesta espiral de amargura e ressentimento, privando-o da razão e da moralidade. Na minha opinião, é esta a grande temática da obra: o desejo de vingança jamais será uma solução para as feridas da alma…
Com uma narrativa tão complexa, profunda, real, vivi este livro com uma grande intensidade! Por conseguinte, é o meu livro favorito e aquele que recomendo sempre a qualquer leitor! Não deixem que o seu tamanho vos detenha, esta foi uma das melhores leituras da minha vida!

4 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade em relação a este a livro! Acho que deve ser de leitura obrigatória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião é mesmo! E não é daqueles clássicos super complexos, achei a escrita bastante acessível :) Por isso recomendo vivamente :)

      Eliminar
  2. Gostei imenso de ler a tua opinião! *-*
    Fiquei mesmo muito curiosa com as tuas palavras!

    Aqui está o post que fiz lá no blog sobre a tua opinião em relação a este livro:
    http://sigularidadesdeumaraparigaloira.blogspot.pt/2013/09/as-escolhas-dos-leitores-2.html

    Obrigada por teres participado!
    Beijinhos! *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      E não tens que agradecer, foi um prazer :P

      Beijinhos*

      Eliminar