RECENTES

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"Morre Por Mim" de Karen Rose [Opinião Literária]


Título: Morre Por Mim

Autor: Karen Rose

Editora: Bertrand Editora

Coleção: Trilogia Daniel Vartanian (nº1)

Sinopse:

A primeira vítima é encontrada num terreno de Filadélfia coberto de neve. O detective Vito consegue a ajuda da arqueóloga Sophie para determinar exactamente o que se encontra por baixo da superfície gelada. Apesar de ter passado anos a procurar objectos enterrados durante séculos, a jovem arqueóloga não está preparada para as sepulturas que encontra, escavadas com uma precisão arrepiante. Os cadáveres das vítimas atormentam-na, mas as sepulturas vazias aterrorizam-na: o assassino ainda não acabou. Ele é frio e calculista, senhor de um jogo maquiavélico. Mesmo com Vito e Sophie no seu encalço, não pára, tem de ocupar outra sepultura vazia e ouvir um último grito: o grito de uma arqueóloga que o enerva e o descontrola...

Opinião:

Este é um policial brilhante, uma estória repleta de mortes macabras, mutilações severas e acontecimentos aterradores. O assassino, um homem sádico e cruel reflete o pior que existe no ser humano. A autora facilmente mantém o leitor colado à ação, numa tentativa de perceber o que motivaria alguém a cometer crimes tão horrendos.

No entanto, este livro inclui também uma pitada de romance para suavizar toda esta intensidade. A relação entre Vito e Sophie é avassaladora: enquanto colaboram na resolução do mistério, ajudam-se mutuamente a ultrapassar as amarguras nos seus passados. Este é um romance terno e encantador, que permite ao leitor repousar após as descrições mais macabras dos homicídios.

Apesar deste crime ser desvendado – e de uma forma particularmente estimulante –, este volume faz parte de uma trilogia, em que cada livro se foca num crime diferente, apesar da coletânea de personagens se manter. Recomendo sem reservas esta obra e aguardo com ansiedade a leitura dos próximos volumes.


2 comentários: