RECENTES

domingo, 2 de dezembro de 2012

"O Punhal do Soberano" de Robin Hobb [Opinião Literária]


Título: O Punhal do Soberano

Autor: Robin Hobb

Editora: Saída de Emergência

Coleção: A Saga do Assassino (nº2)

Sinopse:

Fitz mal escapou com vida à sua primeira missão como assassino ao serviço do rei. Regressa a Torre do Cervo, enquanto recupera do veneno que o deixou às portas da morte, mas a convalescença é lenta e o rapaz afunda-se na amargura e dor. O seu único refúgio será a Manha, a antiga magia de comunhão com os animais, que deve manter em segredo a todo o custo. Enquanto recupera, o reino dos Seis Ducados atravessa tempos difíceis com os ataques sanguinários dos Navios Vermelhos. A guerra é inevitável e preparam-se frotas de combate para enfrentar o inimigo, mas o rei Sagaz não viverá por muito mais tempo. Sem os talentos de Fitz, o reino poderá não sobreviver. Estará o assassino real à altura das profecias do Bobo que indicam que o rapaz irá mudar o mundo?

Opinião:

Neste volume temos o prazer de contactar com um Fitz mais maduro, mais envolvido na corte real e nas intrigas que a envolvem. O reino encontra-se perdido, perante a debilidade crescente do seu rei, as intrigas potenciadas por Majestoso e os ataques bárbaros dos Navios Vermelhos. Com todos este problemas, Fitz adquire um papel mais interventivo e responsável, e torna-se rapidamente no único capaz de assegurar o bem-estar do reino. Consequentemente, estamos perante uma excelente evolução da personagem, que se torna ainda mais cativante.

Porém, a personagem que mais se destaca é o Bobo. Tudo sobre ele é uma incógnita: as suas motivações, a sua personalidade, o significado por trás das suas expressões enigmáticas. Mas é isso que o torna tão especial e misterioso.  

A minha parte favorita desta saga – a Manha – continua presente e é ainda mais explorada. A ligação entre Fitz e Lobito é absolutamente imperdível.

A escrita de Hobb, apesar de por vezes algo vagarosa, está mais dinâmica neste volume. Por ser apenas metade do livro original, o enredo é um pouco “morno” e sem tantas reviravoltas como seria de esperar, possivelmente porque se encontram todas no volume seguinte. Por esse motivo, anseio vivamente pela leitura do próximo livro!


4 comentários:

  1. Olá,

    Então diz-me lá apenas leste estes dos volumes ?

    Se assim for ainda tens muito por descobrir e tanto de bom por conhecer, mas o melhor é não me adiantar muito, apenas dizer, para já, que esta é uma das minhas escritoras favoritas, continua e logo vez o que é bom ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ainda só li estes dois :) Imagino que ainda tenha muito da estória por descobrir ^^
      O 3º ("A Corte dos Traidores") chegou esta semana aqui a casa por isso tenciono lê-lo em breve :)

      Eliminar
    2. Ois,

      Muito bem, assim estou devidamente enquadrado e podes contar comigo para ir acompanhando os teus comentários que venhas a fazer.

      Digo-te já que as coisas vão melhorar nesse 3 volume, afinal a parte final do livro 2 da versão original e aproveito a oportunidade para enviar cumprimentos a esse grande personagem de nome Majestoso, podes não gostar dele, mas sem ele e o Bobo já agora, nada seria igual :D

      PS: É impressão minha ou andam a chegar-te bons livrinhos a casa ? Sim senhor :D

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
    3. Realmente não suporto o Majestoso mas é verdade que sem ele a estória não era a mesma :) Mas adoro o Bobo ^^

      Esta semana chegaram bons livrinhos aqui a casa porque não resisti aos descontos e à promoção 2x1 no site da SdE xD

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar