RECENTES

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"O Enigma das Cartas Anónimas" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: O Enigma das Cartas Anónimas

Autora: Agatha Christie

Editora: Edições Asa

Coleção: Obras de Agatha Christie (nº4) / Miss Marple (nº4)

Sinopse:

Após um acidente grave, Jerry Burton escolhe a aldeia de Lymstock para convalescer sob os cuidados da irmã, Joanna. Mas a tranquilidade da aldeia vai ser abalada por uma sucessão de cartas anónimas. Afinal, em Lymstock a calma é apenas aparente - a povoação está cheia de intrigas e mistérios - e o caso das cartas, inicialmente pouco perturbador, acaba por assumir contornos de tragédia quando uma das destinatárias aparentemente se suicida.
E enquanto o caos, o pânico e a desconfiança se instalam, surge a dúvida: estarão os habitantes a ser vítimas de um psicopata ou de si próprios, dos seus segredos, erros e pequenas infâmias, cuidadosamente guardados ao longo dos anos?
A ajuda chegará de onde menos se espera: de uma velha senhora, de visita à aldeia e hospedada em casa do vigário. Nem mais nem menos que Miss Jane Marple.

Opinião:

Inicialmente, Lymstock parece a típica aldeia pacífica e sossegada. Contudo, o leitor depressa se apercebe que algo muito sinistro se passa por detrás desta fachada de perfeição rural. Que mistérios esconde esta pacata aldeola?

Como é óbvio, cabe à velhinha adorável – mas assustadoramente perspicaz – Miss Marple deslindar este enigma aparentemente insolúvel. Como grande fã desta personagem, tenho pena que esta tenha sido um interveniente direto apenas muito próximo do final da estória, o que limitou o seu envolvimento na resolução da estória.

Apesar disso, é uma leitura que prende, não apenas o fã mais acérrimo de Agatha Christie, mas sim qualquer leitor que aprecie um bom mistério.


0 comentários: