RECENTES

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

"Morte na Praia" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Morte na Praia
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº5) / Hercule Poirot (nº22)

Sinopse:
Numa ilha da costa de Devon, em plena época balnear, desenham-se os contornos de um triângulo amoroso. Por uma (in)feliz coincidência, Poirot encontra-se bem perto do desenrolar da acção. De férias e decidido a aproveitar ao máximo (ou tanto quanto o detective belga se permite) os efeitos benéficos do sol e do ar marítimo, Poirot cedo abdica desses propósitos para dedicar toda a sua atenção ao excêntrico grupo que com ele partilha o hotel. Mas escondem-se motivos sombrios por detrás da aparente frivolidade destas relações sociais, e nada nem ninguém parece conseguir demover o assassino das suas sinistras intenções.

Opinião:
Poirot e as suas celulazinhas cinzentas voltam a atacar neste livro. Mais uma vez Christie elabora um crime aparentemente insolúvel mas nada constitui um desafio para este grande detetive.
Neste livro surge uma coletânea de personagens variadas e intrigantes. Arlena, uma atriz bela e sedutora, que atrai invariavelmente qualquer homem com que se cruza, chega à costa de Devon com o seu marido Kenneth e a sua enteada Linda Marshall, de 16 anos, que a odeia. Arlena imediatamente seduz Patrick Redfern, o que enfurece a mulher deste, Christine. A esta intriga juntam-se Horace Blatt, o Major Barry, Rosamund Darnley, ex-namorada de Kenneth, Carrie Gardener, o marido desta, Odell, o Reverendo Stephen Lane e a atlética Emily Brewster.
Quando um homicídio brutal é perpetrado, torna-se difícil discernir o culpado. Christie tece uma teia de intrigas e segredos para várias personagens, levando o leitor a suspeitar de diversas personagens. Mas Poirot, com a sua inteligência brilhante, consegue ultrapassar todos os aparentes obstáculos ao seu raciocínio. Esta é uma estória inteligente, que me deixou – como já é costume – surpreendida com uma resolução muito bem delineada e com uma lógica impecável.

0 comentários: